URGENTE: Comissão Especial da Câmara aprova texto básico da reforma da Previdência

Foto: Divulgação/Site Câmara Deputados

Por: Áurea Arendartchuk

04/07/2019 - 15:07 - Atualizada em: 04/07/2019 - 15:36

A comissão especial da reforma da Previdência (PEC 6/19) aprovou no começo da tarde desta quinta-feira (4) o texto básico elaborado pelo relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). O parecer, apresentado durante a madrugada, mantém as diretrizes da proposta original do governo Jair Bolsonaro (PSL). Foram 36 votos favoráveis e 13 contrários.

Como regra transitória para todos os trabalhadores, o relator propõe idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres. O tempo mínimo de contribuição subirá para 20 anos no caso dos homens, mas será mantido em 15 anos para as mulheres contribuição. No caso dos servidores públicos da União, o tempo de contribuição previsto é maior, de 25 anos, e cumulativamente pelo menos 10 anos no serviço público e 5 no cargo para ambos os sexos. Os estados e municípios ficaram de fora da reforma.

O texto do relator prevê idade mínima de 55 anos, 30 anos de contribuição e 25 anos na atividade para ambos os sexos, além de pensão equivalente ao último salário. Policiais federais e policiais rodoviários federais pedem condições mais favoráveis. Hoje não há idade mínima, mas é necessário tempo de contribuição (30 anos se homem, 25 se mulher) e na atividade (20 e 15).

No momento são analisados destaques para votação em separado, que podem alterar trechos específicos do substitutivo. Em reunião com parlamentares e ministros hoje no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro pediu apoio de deputados para reivindicações dos policiais na reforma da Previdência. “São pessoas aliadas nossas e também nunca tiveram privilégio no Brasil”, disse.

Agora o texto deve seguir para votação no Plenário da Câmara em data a ser definida.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger