Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

União Brasil pune vereador de Joinville após projeto anti-migração

Divulgação/CVJ

Por: Pedro Leal

03/09/2025 - 19:09 - Atualizada em: 04/09/2025 - 06:41

O União Brasil aplicou três punições ao vereador de Joinville Mateus Batista, após o parlamentar do partido propor um projeto para controle migratório. A decisão veio da Comissão Executiva Nacional do partido.

De acordo com o União Brasil, a decisão foi unânime. “O partido repudia qualquer iniciativa que promova discriminação”, afirmou o presidente do partido, Antonio Rueda, durante a reunião realizada nesta quarta-feira (3), na sede do partido, em Brasília.

O vereador foi duplamente suspenso, vetado de participar das atividades partidárias e de votar nas reuniões internas. Ele também perderá as “prerrogativas junto à Bancada e ao União Brasil, até o julgamento da representação.”

As medidas de punição entram em vigor nesta quarta-feira (3).

Conforme o partido, a decisão foi tomada após o deputado federal Paulo Azi (BA) entrar com uma representação contra Batista. Azi afirma que o vereador “proferiu declarações públicas de inequívoco conteúdo discriminatório e preconceituoso contra cidadãos oriundos das regiões Norte e Nordeste do país, além de defender proposição de lei municipal manifestamente inconstitucional e atentatória aos direitos fundamentais”.

O presidente do partido considerou o caso “de extrema gravidade” e que caracteriza, “à primeira vista, atividade contrária ao Estado de Direito, ao Regime Democrático e aos interesses partidários (inciso V do artigo 95 do Estatuto).”

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).