Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

União Brasil e PP reavaliam neutralidade e se aproximam de Flávio Bolsonaro no 2º turno

Foto: Charles Vieira/ Divulgação

Por: OCPNews Brasilia

05/10/2026 - 18:10 - Atualizada em: 05/10/2026 - 18:51

A federação formada por União Brasil e Progressistas deve se aproximar de Flávio Bolsonaro (PL) na disputa do segundo turno das eleições presidenciais. A definição será discutida em uma reunião prevista para esta terça-feira (6), em Brasília.

A possibilidade de apoio ao candidato do PL ganhou força após o resultado do primeiro turno, quando Flávio terminou à frente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O desempenho da direita na eleição para o Congresso também pesou nas novas articulações.

Antes da votação, a federação havia mantido uma posição de neutralidade e condicionado uma eventual mudança ao resultado das urnas e à viabilidade da candidatura de Flávio. Agora, dirigentes dos dois partidos admitem uma aproximação mais efetiva com o senador.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

No PP, a bancada federal, os senadores e os diretórios estaduais foram convocados para participar das discussões. A decisão deverá definir a orientação da federação para a segunda etapa da eleição.

As negociações também envolvem interesses relacionados ao Congresso Nacional. O União Brasil busca preservar a possibilidade de manter Davi Alcolumbre no comando do Senado em 2027. O fortalecimento do PL, porém, pode abrir espaço para que o partido apresente um nome mais alinhado a Flávio para a disputa pelo cargo.

Durante o primeiro turno, o governo Lula trabalhou para evitar uma adesão do Centrão à candidatura de Flávio e, como alternativa, buscava garantir a neutralidade das siglas. Com o novo cenário eleitoral, essa estratégia passa a enfrentar dificuldades.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp