Um ano para eleição: Conheça os pré-candidatos a governador de Santa Catarina

Por: OCP News Jaraguá do Sul

07/10/2017 - 16:10

O povo brasileiro começa a se cansar de falar de política e só tem críticas ao cenário atual, mas o fato é que em um ano vamos voltar às urnas para decidir nosso futuro e eleger presidente, governador, deputados federais e estaduais e senadores. Em Santa Catarina, o cenário começa a ficar mais claro e já temos pelo menos três pré-candidatos a governador. É importante acompanhar a trajetória deles e pensar no que queremos daqui para frente. Você conhece o trabalho deles? Fizemos um resumo para você.

Gelson Merisio (PSD)

O presidente do PSD-SC foi o primeiro a deixar clara a sua intenção de ser candidato e o único que recebeu o apoio do atual governador, Raimundo Colombo, do mesmo partido. Natural de Xaxim, no Oeste catarinense, Merisio presidiu a Assembleia Legislativa em 2015 e 2016. Merisio foi autor, em 2016, da PEC da Saúde, que aumentou para 13% o gasto obrigatório do Estado com os hospitais catarinenses e deve chegar a 15% em 2019.

Como deputado estadual, defende neste ano projetos para a área de Segurança Pública, entre eles, um que quer dobrar o número de policiais militares no policiamento ostensivo nas ruas. Segurança pública é uma de suas principais bandeiras. Hoje Merisio está no terceiro mandato como deputado estadual.

www.facebook.com/gelsonmerisio

Mauro Mariani (PMDB)

Natural de Bituruna, Paraná, Mauro Mariani começou a vida política em 1996, como prefeito de Rio Negrinho, cidade que governou por dois mandatos. Em 2002, ele foi eleito deputado estadual. Dois anos depois, virou secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, no governo de Luiz Henrique da Silveira, quando lançou junto com LHS o edital para a reforma da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, em 2005.

Mariani defendeu o fim da aliança com o PSD em 2010 e 2014. Ele é presidente estadual do PMDB. Ele atuou como deputado federal e está hoje em seu terceiro mandato.

www.facebook.com/mauromariani15

Décio Lima (PT)

Décio Lima foi eleito vereador em Blumenau em 1992. Já em 1996, virou prefeito de Blumenau, sendo reeleito em 2000, trabalhando com projetos de inclusão social e a modernização urbana do município. Entre 2005/2006, foi superintendente do Porto de Itajaí.

Natural de Itajaí, hoje ele está em seu terceiro mandato como deputado federal e é presidente do PT em Santa Catarina. Foi um dos principais apoiadores do presidente Lula na Câmara dos deputados a partir de 2006. Foi também líder do PT no Congresso em 2012, durante o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff.

www.facebook.com/deciolimapt

Mais nomes cogitados:

No PSDB, os nomes cotados são do senador Paulo Bauer e do prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes. A esquerda busca formar uma frente, mas encontra dificuldades. Alguns nomes cotados são Angela Albino, que pode deixar o PCdoB e ir para o PDT, além do deputado estadual César Valduga. Os petistas citam como possibilidade os deputados federais Décio Lima e Pedro Uczai e o PR lista o deputado Jorginho Mello.

——

LEIA MAIS SOBRE OS POSSÍVEIS CANDIDATOS EM 2018:

Plenário: A um ano do grande tira-teima das urnas, veja quais as apostas dos principais partidos da região