Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Trump quer acabar com voto pelo correio e máquinas de votação nos EUA

Foto: Domínio Público/Wikimedia Commons

Por: Ewaldo Willerding Neto

18/08/2025 - 14:08 - Atualizada em: 18/08/2025 - 14:46

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (18) que pretende liderar um “movimento nacional” para eliminar o voto pelos correios e as atuais máquinas de votação que são utilizadas em alguns estados do país. A declaração foi feita em uma publicação em sua conta na rede Truth Social e busca, segundo ele, “trazer legitimidade” para as eleições legislativas que ocorrerão em solo americano em 2026.

Trump afirmou que dará início a esse processo com a assinatura de um decreto.

“Eu vou liderar um movimento para acabar com as cédulas [de votação] pelo correio e também, já que estamos nisso, com as máquinas de votação altamente ‘imprecisas’, muito caras e seriamente controversas, que custam dez vezes mais do que o sofisticado e preciso papel com marca d’água, que é mais rápido e não deixa dúvida, ao final da noite, sobre quem ganhou e quem perdeu a eleição”, escreveu.

O republicano reforçou críticas de longa data ao sistema eleitoral norte-americano, que segundo ele abre brechas para fraude.

“As eleições nunca podem ser legítimas com cédulas pelo correio, e todos, em particular os democratas, sabem disso. Eu, e o Partido Republicano, vamos lutar com todas as forças para trazer honestidade e integridade de volta às nossas eleições”, declarou.

Trump também disse que os estados são “meros agentes” do governo federal no processo de apuração.

“Lembrem-se, os estados são apenas um ‘agente’ do governo federal na contagem e apuração dos votos. Eles devem fazer o que o governo federal, representado pelo presidente dos Estados Unidos, disser, pelo bem do nosso país”, escreveu.

A Constituição, no entanto, atribui aos legislativos estaduais a definição sobre “os tempos, lugares e maneira” de conduzir as eleições, cabendo ao Congresso regular pontos específicos. Segundo a emissora ABC News, qualquer decreto nesse sentido deverá enfrentar forte contestação judicial.

O tema voltou à pauta dias após Trump ter se reunido com o presidente russo, Vladimir Putin, em Anchorage, no Alasca. Em entrevista à Fox News, Trump disse que Putin considerou impossível haver uma eleição honesta nos EUA com voto pelos correios.

“Vladimir Putin, cara esperto, disse que você não pode ter uma eleição honesta com voto pelo correio”, relatou o presidente.

Trump ainda acrescentou que Putin afirmou não existir país no mundo que utilize esse sistema atualmente. Contudo, a Rússia também possui modalidade de voto por correspondência. A eleição presidencial russa de 2024 foi amplamente criticada por democracias ocidentais, que a classificaram como não livre e não justa.

* Com informações da Gazeta do Povo.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.