O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nesta quinta-feira (17) uma carta destinada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na qual defende o ex-presidente e condena a Justiça brasileira.
Senado cria comissão para estreitar laços com Congresso dos EUA
“Eu vi o terrível tratamento que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra você. Este julgamento deve terminar imediatamente!”, afirma Trump. O texto (abaixo) alega que o governo brasileiro realiza “ataques à liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto nos EUA”.
Líderes do PT pedem prisão de Eduardo Bolsonaro ao STF
As informações são do portal G1.
Em resposta a Trump, Lula diz que vai cobrar imposto das empresas americanas digitais
No dia 9, Trump enviou uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciando uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, alegando que os Estados Unidos têm uma relação comercial desfavorável com o Brasil – segundo dados oficiais, os EUA têm superávit, ou seja, mais exportam para o Brasil que importam em valor agregado.
O ex-presidente é réu por tentativa de Golpe de Estado; a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.
As acusações fazem parte das alegações finais apresentadas na ação penal que apura a tentativa de ruptura institucional planejada pelo núcleo próximo ao ex-presidente.
Confira a carta na íntegra:
“O Honorável
Jair Messias Bolsonaro
38º Presidente da República Federativa do Brasil
Brasília
Caro sr. Bolsonaro:
Eu vi o terrível tratamento que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra você. Este julgamento deve terminar imediatamente! Não estou surpreso em vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país.
Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, vindos do atual governo. Manifestei veementemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa política tarifária. É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar oponentes políticos e acabe com seu ridículo regime de censura. Estarei observando de perto.”