O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou Jair Bolsonaro para a sua posse em Washington, que acontece no dia 20 de janeiro.
Por meio de suas redes sociais, Bolsonaro disse que ficou “muito honrado” por receber o convite de Trump e de seu vice, JD Vance.
“Meu advogado, Dr. Paulo Bueno, já encaminhou para o ministro Alexandre de Moraes pedido para eu reaver meu passaporte e assim poder atender a este honroso e importante evento histórico”, disse Jair Bolsonaro.
As restrições ao ex-presidente foram determinadas nas investigações que apuram uma suposta tentativa de golpe de Estado no país.
A chegada de Trump ao poder já tem provocado mudanças no sistema. Na última terça-feira (7), Mark Zuckerberg, dono da Meta, anunciou uma série de mudanças nas redes sociais da empresa – Facebook, Instagram e Whatsapp – em um movimento em “defesa da liberdade de expressão”, se comprometendo a agir no combate à censura.
“Vamos trabalhar com o presidente Trump para pressionar os governos de todo o mundo, que visam perseguir empresas americanas e pressionando para implementar mais censura”, afirmou o dono da Meta.