TRE-SC participa de simulado para testar urnas eletrônicas

Foto: Divulgação/TRE

Por: Ewaldo Willerding Neto

08/11/2021 - 14:11 - Atualizada em: 08/11/2021 - 14:15

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) participa do 9º Simulado Nacional de Hardware (SNH), organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ação visa testar parte das urnas eletrônicas existentes no país para prevenir eventuais falhas no dia das eleições.

Cada TRE deve testar 4% do seu parque de urnas e, aqui no estado, o evento é realizado no depósito centralizado, atualmente localizado no município de Palhoça. O período de votação escolhido pelo Tribunal catarinense iniciou no dia 27 de outubro e vai até 11 de novembro.

Ao todo serão testadas 700 urnas eletrônicas, sendo 675 de seções eleitorais e 25 urnas de contingência, caso haja necessidade de utilizá-las. O comportamento de cada uma é analisado desde a fase de preparação até a votação, simulando o dia do pleito. A equipe de votantes é composta por servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral.

“A urna é um equipamento que precisa ser exercitado constantemente. O parque de urnas é heterogêneo com modelos fabricados em diversos anos, com tecnologias diferentes. Razão pela qual é importante testar a integração software-hardware nos diversos modelos, subsidiando a gestão do TSE no que diz respeito ao ecossistema da urna”, explicou o coordenador de eleições do TRE-SC, Renato Pacheco.