O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) retirou, na terça-feira (27), o mandato da vereadora de Florianópolis Noemi Leal, do partido União Brasil. A decisão atende a uma reivindicação do partido Podemos, que agora indicará um novo nome para ocupar a vaga na Câmara Municipal.
A escolhida para assumir o cargo é Mônica Duarte, quarta suplente do Podemos. Apesar de ser a quarta na linha de sucessão, Mônica assumirá a vaga devido à renúncia do terceiro suplente, Marcelo Santana, que abdicou de sua posição em julho deste ano. Ainda não há uma data definida para a posse de Mônica.
Mônica Duarte, que tem 29 anos e é natural de Florianópolis, não é estranha à Câmara. Cerca de um ano atrás, em setembro de 2023, ela já havia assumido o cargo temporariamente em substituição ao vereador Gabrielzinho, que se afastou por um mês para cuidar da saúde. Na época, ela se tornou a mulher mais jovem a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Florianópolis, aos 28 anos.
Formada em Administração Pública pela Esag/Udesc, Mônica tem uma trajetória marcada pelo ativismo comunitário. Ela atua como líder comunitária e preside o Conselho Comunitário do Córrego Grande nos últimos seis anos. Nas eleições de 2020, Mônica recebeu 1.157 votos, ficando como a quarta suplente do Podemos.