TRE fará audiências públicas em Santa Catarina

Eleitor tem até 60 dias para justificar a ausência | Foto Agência Brasil

Por: Ewaldo Willerding Neto

16/09/2018 - 06:09

As audiências públicas para preparação e realização do 1º turno das Eleições 2018 iniciarão em Santa Catarina neste mês de setembro. A primeira acontece no dia 20, no Cartório Eleitoral de Tijucas, quando será realizada a geração de mídias da 31ª Zona Eleitoral.

Conforme a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº 23.554/2017, nove audiências estão previstas em cada Zona Eleitoral. Os partidos políticos e coligações, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil são oficialmente notificados, e as reuniões acontecem de forma aberta à imprensa e ao público em geral.

Entre as cerimônias estão, por exemplo, a de geração de mídias – dispositivos utilizados para carga de urna, votação, ativação de aplicativos e gravação de resultado – e a de conferência visual, quando os auditores de configuração verificam as informações na tela e realizam uma inspeção física em todas as urnas eletrônicas. As cerimônias relativas ao 1º turno ocorrem até os dias seguintes ao pleito, quando é realizada a audiência de verificação dos lacres.

As datas das audiências nos municípios podem ser acessadas no site do TRE-SC, por data e por município, e o local de realização será atualizado na página conforme publicação no Diário da Justiça Eleitoral de Santa Catarina (DJESC), podendo ser confirmado diretamente com os cartórios eleitorais.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?