A Justiça Eleitoral de Santa Catarina abriu inscrições para quem quiser trabalhar como mesário voluntário nas eleições.

Para trabalhar nas mesas receptoras de votos é preciso ter mais de 18 anos e estar com a situação eleitoral regular. Para se inscrever, basta acessar o Portal do Mesário, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), selecionar a opção “Quero me cadastrar” e preencher os dados requisitados. Contudo, a inscrição como mesário voluntário não garante a convocação, pois ela é definida pelo juiz ou juíza eleitoral responsável.

Quem for convocado receberá uma comunicação oficial (carta de convocação) da Justiça Eleitoral, que pode ser entregue pessoalmente ou por e-mail.

Em 2020, mais de 56 mil eleitores e eleitoras colaboraram no primeiro turno das eleições municipais realizadas no Estado. Desse número, 20,8% trabalharam de forma voluntária (11.771). O número de mesárias superou o de mesários em 64,5% contra 35,5%, respectivamente. A maioria tinha de 25 a 29 anos (20,7%) e possuía ensino superior completo (39,48%).

 

Vantagens ao exercer a função

Quem for escolhido para trabalhar na eleição recebe treinamento específico e orientações de técnicos eleitorais, ganha o direito a dois dias de folga por cada um que estiver à disposição da Justiça Eleitoral, incluindo o dia de treinamento, e recebe ainda auxílio-alimentação, que em 2020 correspondeu ao valor de R$ 40. Além disso, quem atuar como mesário ganha vantagem em caso de empate em concursos públicos (se essa hipótese estiver contemplada no edital), em desempate na promoção de servidor público e fica isento do pagamento de inscrição em concursos públicos por dois anos. Em universidades conveniadas com a Justiça Eleitoral, as horas trabalhadas nas eleições também contam como atividade curricular complementar.

 

 

Clique aqui e receba notícias em seu WhatsApp

 

 

Fonte: Diário do Sul