Nos últimos anos, a palavra inovação tomou conta dos debates no setor público. Tornou-se senso comum que novas tecnologias podem melhorar a eficiência dos serviços, reduzir custos e otimizar o tempo de execução dos processos. Mesmo assim, em muitas gestões, as práticas inovadoras ainda não são uma realidade. E todos perdem com isso.
Jaraguá do Sul é um exemplo nacional de como a inovação é benéfica para as prefeituras, simplificando a máquina pública, atraindo novos investimentos, aumentando a transparência, fortalecendo o contato com a comunidade e auxiliando na tomada de decisões. Um dos principais agentes dessa transformação no município foi o ex-prefeito e atual deputado estadual, Antídio Lunelli.
Com mais de 40 anos de experiência no setor privado, o primeiro prefeito reeleito da história de Jaraguá do Sul colocou em prática uma série de soluções inovadoras, que continuam sendo norte para atual gestão municipal e trazendo resultados positivos para a cidade.
Em um dos municípios mais empreendedores do país, o tempo e a burocracia deixaram de ser um entrave para a abertura de novas empresas desde 2019, quando o prazo, que podia chegar a meses, diminuiu para 8 dias. O tempo médio seguiu reduzindo, até chegar a 18 horas em 2023. “Esse foi um trabalho que envolveu diversos setores da Prefeitura, e nos trouxe um resultado fantástico”, aponta Lunelli.
Essa mudança contribuiu significativamente na reputação do município perante novos investidores, demonstrando o real compromisso com o desenvolvimento econômico e com a criação de um ambiente favorável aos negócios. “Encorajamos mais empreendedores a abrir suas empresas, estimulando a economia local e a geração de empregos”, pontua.
No ano passado, o município registrou 5774 novos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), número que não era atingido desde 2012.
Exemplo levado para a Assembleia Legislativa
Acostumado com a iniciativa privada, Lunelli sentiu dificuldade de conseguir informações confiáveis e rápidas ao chegar na Prefeitura de Jaraguá do Sul. Então, convocou a equipe de TI e desenvolveu a Sala de Inteligência e Gestão, modelo que depois foi ampliado pelo seu sucessor, Jair Franzer, também empresário. Com o painel, é possível acompanhar em tempo real todas as informações do Município, como o trânsito pelas vias públicas, os índices de vacinação, o total de arrecadação, o controle de estoque, de compras, além do avanço de obras de infraestrutura. A medida possibilitou que a administração pública antecipasse cenários para disponibilizar serviços e direcionar recursos de maneira mais ágil, eficiente e com significativa economia para os cofres municipais.
O projeto virou modelo nacional do quanto a tecnologia pode contribuir com o setor público no atendimento à população. E, agora, a iniciativa irá contribuir com o Governo do Estado, através do Monitora SC. A plataforma, lançada pelo gabinete do deputado Lunelli em parceria com uma empresa de TI, disponibilizará, semanalmente, dados atualizados de todas as obras e os investimentos realizados nas rodovias de Santa Catarina. As informações poderão ser conferidas no site www.antidiolunelli.com. O painel está instalado no gabinete do parlamentar, em Florianópolis e lá funciona em tempo real.
“As rodovias são o grande gargalo da nossa infraestrutura, é o modal que exige mais recursos, mais manutenção e novas obras. O Monitora foi desenvolvido para auxiliar tanto o Legislativo quanto o Executivo no acompanhamento dos trabalhos, fornecendo informações de maneira rápida e assertiva”, diz o parlamentar.
Pelo Monitora SC, é possível visualizar quantos contratos estão em aberto, quais estão em andamento, os que estão prestes a iniciar, os paralisados, os atrasados e os dados da empresa responsável por cada serviço. Também é possível saber os valores investidos, os contratos aditivados, e tudo com a possibilidade de se filtrar por região.
“Santa Catarina tem diversos exemplos de como a inovação pode contribuir para a simplificação do setor público e uma melhor gestão dos recursos. Temos conhecimento e ferramentas, precisamos colocar em prática. O poder público está ainda no século passado”, diz o deputado.
Jaraguá na Mão
Para Lunelli, um dos principais objetivos da inovação no setor público é a aproximação com o cidadão, proporcionando uma melhor experiência durante a utilização dos serviços básicos. Pensando nisso, quando prefeito do município, ele lançou o aplicativo Jaraguá na Mão e deu mais um passo rumo à modernização da Prefeitura.
A proposta oferece acesso facilitado e rápido aos serviços públicos e às informações do Município. Tudo no celular, com apenas um toque. Conforme Lunelli, uma das maiores vantagens do aplicativo é a flexibilidade para se adaptar às necessidades da administração pública e, claro, dos cidadãos.
Campanhas, como as de vacinação, onde os jaraguaenses podem acompanhar como está a fila de espera, e do IPTU, onde os contribuintes podem baixar os carnês do imposto, têm lugar garantido no app, assim como as programações culturais e dados de arrecadação, despesas e investimentos do Município. “Desta forma, estreitamos laços com os moradores, que se sentem incluídos e por dentro de tudo que está acontecendo na cidade, principalmente em relação à aplicação do dinheiro pago através dos seus impostos”, explica o ex-prefeito.
Os dados do transporte coletivo também estão no sistema. O usuário pode consultar pelo celular os horários, linhas, trajetos, pontos de paradas, pontos de recargas, entre outras informações.
Reconhecimento nacional
Com o movimento iniciado por Lunelli na gestão municipal, Jaraguá do Sul passou a ser constantemente reconhecida pelas melhores práticas de gestão pública. Em quatro anos consecutivos (2021, 2022, 2023 e 2024), Jaraguá foi destaque entre os municípios com mais de 100 mil habitantes no Prêmio Band Cidades Excelentes, do Instituto Aquila, Grupo Bandeirantes e Grupo Barriga Verde.
A premiação leva em conta pilares como Eficiência Fiscal, Saúde, Educação, Infraestrutura e Mobilidade, Desenvolvimento e Sustentabilidade.
Inovação em todos os setores
Lunelli entendeu que para a inovação realmente acontecer, ela precisa estar presente em todas as esferas de uma administração pública. Não deixou a modernização apenas no Planejamento ou na Fazenda. Diminuiu a burocracia, levou novos equipamentos para a Educação, tornando o ambiente escolar mais atrativo e tecnológico para os estudantes.
“Nosso país está muito atrasado no quesito inovação, e isso com certeza reflete nas prefeituras. É onde tudo começa e, com toda essa burocracia e falta de soluções inovadoras, todo o restante vai ficando para trás. Precisamos investir em novas práticas para impulsionar o nosso desenvolvimento socioeconômico e criar um ambiente mais eficiente, transparente e participativo”, aponta o deputado.