Durante uma agenda de entregas de novas moradias do programa Bolsa Família em Fortaleza, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez declarações controversas que geraram grande repercussão. Em discurso, Lula aconselhou uma beneficiária do programa a “parar de ter filho”. A mulher, mãe de três crianças, recebeu o comentário do presidente de que a primeira coisa que deveria fazer era “parar de ter filho, porque você já tem três”.
Esta não é a primeira vez que o presidente faz comentários semelhantes. Em maio deste ano, Lula citou a história de outra beneficiária do Bolsa Família, também sugerindo que ela parasse de ter filhos: “Quando é que vai fechar a porteira, companheira? Não pode mais ter filho. Ela já tem 5 filhos, ela tem 27 anos de idade”.
A fala desta quinta-feira ocorreu em um evento que visava à entrega de novas moradias do programa em Fortaleza. Além do comentário sobre controle de natalidade, Lula fez outra observação polêmica ao se referir ao presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Carlos Antônio Vieira, como “gordinho”. Durante sua apresentação, Lula disse: “Este é o gordinho simpático que falou tão bem aqui”.
O discurso, que durou cerca de vinte minutos, tem gerado debates acalorados nas redes sociais e na mídia, com muitos criticando as declarações do presidente como insensíveis e desrespeitosas. Enquanto isso, apoiadores de Lula defendem que ele estava apenas aconselhando as beneficiárias do programa a planejar suas famílias de maneira mais responsável.