Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Tânia Larson assume presidência da Câmara de Vereadores de Joinville

Foto: Mauro Artur Schlieck/CVJ

Por: Pedro Leal

30/10/2025 - 15:10 - Atualizada em: 30/10/2025 - 15:32

A vereadora Tânia Larson (União Brasil) assumiu a presidência da Mesa Diretora da CVJ na sessão desta quarta-feira (29). Vice-presidente, Tânia ocupará o cargo por dez dias, enquanto Diego Machado (PSD) assume interinamente a Prefeitura de Joinville.

O ato simbólico de transmissão do cargo (Tânia será empossada oficialmente nesta sexta-feira) contou com a presença de autoridades e representantes da causa animal.

“É uma honra, uma responsabilidade e um desafio”, disse Tânia, “será uma passagem rápida, mas que ficará registrada na história do Legislativo”. Ela pediu a “compreensão e o apoio de todos os vereadores” e afirmou que a “representatividade da mulher” na política é muito importante.

Representando a Assembleia Legislativa de SC, o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) afirmou que é uma grande responsabilidade liderar uma cidade como Joinville, uma das que mais crescem no Estado. “É uma cidade que espera tranquilidade, que espera investimentos […] e que pode contar conosco”, disse.

Vice-presidente do União Brasil e ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro afirmou que o momento é importante para o partido, para as mulheres e para as causas defendidas por Tânia. O presidente estadual do União, deputado federal Fabio Schiochet, enviou vídeo desejando sucesso.

Prefeito interino

O presidente Diego Machado assumirá a Prefeitura na sexta-feira (31), às 14h, conforme determina a legislação, durante viagem internacional do prefeito Adriano Silva e da vice, Rejane Gambin, ambos do Novo.

Machado disse que a troca interina no comando da cidade é um “gesto de confiança do Poder Executivo para o Poder Legislativo”. “Se eu estou assumindo como prefeito interino, é porque 18 vereadores confiaram a mim a presidência da CVJ, é um ato institucional, não pessoal”, falou.

Quem é Tânia Larson

Nascida em 9 de maio de 1965, Tânia Larson é a caçula de três irmãs e é natural de Joinville. Herdou o amor pelos animais de seu pai, que resgatava das ruas os animais feridos ou abandonados, transformando-o em causa política.

Graduada em pedagogia, foi professora da rede pública de ensino. Atuou ainda como profissional de marketing, assessora parlamentar, cerimonialista e em emissoras de televisão.

Foi eleita pela primeira vez para a 18ª Legislatura da CVJ, entre 2017 e 2020, com 2.445 votos, e para as duas legislaturas seguintes, com cerca de 4 mil votos em cada eleição. Compõe a Mesa Diretora para o biênio 2025/2026, no cargo de vice-presidente. A chapa única foi eleita unanimemente.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).