Simone Schramm deixa ADR Joinville para comandar Secretaria de Educação

Por: Windson Prado

28/04/2018 - 07:04 - Atualizada em: 30/04/2018 - 15:39

A joinvilense Simone Schramm, atual secretária executiva da ADR Joinville (Agência de Desenvolvimento Regional), será a nova secretaria de Estado da Educação. Ela já foi comunicada da decisão e inicia seu trabalho à frente da pasta na próxima semana. Com a saída de Simone, quem assume a ADR Joinville é o atual gerente de planejamento e ex-presidente da Ajorpeme, Volnei Francisco Batista.

Simone Schramm começou a lecionar aos 14 anos em uma escola no interior do município de Garuva e, com 20 anos, dava aulas em escola estadual de Joinville. Aos 28 anos assumiu a Gerência Regional de Educação, na região Norte, em 1992. Fez carreira no ensino. Sua formação superior é em administração escolar, pedagogia.

Em 1999 assumiu, como adjunta, a Secretaria de Estado da Educação. Dois anos depois, tornou-se a secretária. Em 2003 foi eleita deputada estadual, não buscando a reeleição.

Em 2007, assumiu como diretora executiva da Codesc (Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina). Em 2013, com aval de Luiz Henrique da Silveira, foi chamada para assumir a Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville.

Quando assumiu a ADR mais de dez escolas interditadas pela Vigilância Sanitária e oito mil alunos fora da sala de aula. De 2013 a 2018, o governo do Estado colocou nos oito municípios da ADR Joinville aproximadamente R$ 77 milhões destinados para escolas novas, reformas e, um contrato permanente de manutenção da infraestrutura das unidades. Outros avanços foram alcançados com parceria entre as universidades, Udesc e Univille, ao capacitar os educadores das escolas na região. Simone desempenhou ainda trabalho político de destaque ao presidir o MDB, onde detém a segunda gestão.

“Com a equipe da ADR, Gered e os gestores escolares, conseguimos avançar muito na qualidade do ensino e na infraestrutura das nossas escolas. Acredito que poderemos atingir as mesmas metas em toda Santa Catarina, e parte disso será a com equipe qualificada da Secretaria. Espero ainda poder contar mais com a presença da família em nossas escolas”, resumiu ao ser confirmada na pasta. Neste sábado, dia 28 de abril, Simone completa 57 anos.

Gilberto Agnolin, que chegou a ser cotado para assumir o cargo, optou por permanecer na diretoria de Políticas Educacionais da Secretaria de Educação, uma vez que, por conta de compromisso pessoais assumidos anteriormente, entende que não poderá dar a atenção que o cargo requer.