Sim, elas podem! Meninas serão maioria na Câmara Mirim de Blumenau

Foto Divulgação/Câmara Municipal

Por: Giulia Venutti

14/11/2019 - 21:11 - Atualizada em: 14/11/2019 - 21:23

A Câmara Municipal de Blumenau promoveu na semana passada a eleição para escolha dos 15 novos vereadores mirins, que exercerão o mandato até o final de 2020. E o pleito trouxe dois fatos que merecem ser muito destacados: a grande participação e o sucesso das meninas na votação.

Em um país onde as mulheres ainda têm dificuldades de ampliar a sua participação na política, o resultado da eleição dos vereadores mirins traz a esperança de que é possível, sim, mudar essa realidade.

Entre os 91 candidatos que decidiram concorrer ao cargo, 56 eram meninas, ou seja, pouco mais de 60%. Coincidentemente, a proporção se manteve entre os eleitos. Dos 15 vereadores escolhidos por cerca de 8 mil estudantes, nove são garotas, contrariando a realidade da política nacional. Nas eleições de 2018, as mulheres conquistaram apenas 15% das cadeiras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Uma verdadeira aula de civismo! Assim, pode ser resumida a participação dos jovens de Blumenau no processo. Que essa lição de engajamento e interesse feminino pela política possa quebrar barreiras e inspirar mulheres, adolescentes e adultas, a lutarem ainda com mais força por mais representatividade.

Quer receber as notícias no WhatsApp?