Servidores efetivos em 50% do primeiro escalão de Jaraguá do Sul

Por: OCP News Jaraguá do Sul

09/04/2016 - 04:04 - Atualizada em: 12/04/2016 - 10:10

Com indicação de nomes que irão assumir três secretarias vagas pelo período de desincompatibilização eleitoral, 50% do primeiro escalão da Prefeitura de Jaraguá do Sul passa a ser composta por funcionários efetivos. A nomeação oficial acontece na segunda-feira.

A Secretaria de Obras liderada por Hideraldo Colle fica com o diretor da Secretaria de Urbanismo, Ivan Wolter. Sidinei Lopes retorna à presidência da Fundação Cultural no lugar de Marcelo Prochnow. A Secretaria da Assistência Social ocupada por Antônio Marcos da Silva será acumulada pelo presidente da Fundação Municipal de Esportes e Turismo, Jean Leutprecht. Silva também comandava a Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária que passa para reponsabilidade do presidente do Instituto Jourdan, Ronaldo de Lima.

Das 18 secretarias, autarquias e fundações existentes, apenas 12 estão ocupadas. Atualmente seis gestores – cinco deles de fora do quadro funcional – acumulam duas pastas cada um. O quadro é reflexo da crise econômica, mas também representa uma política de valorização, diz o prefeito Dieter Janssen.

Segundo ele, o momento político pede a aplicação de um modelo de gestão enxuta. “A gente sempre quis mostrar para a comunidade uma administração técnica e econômica, mas também com o envolvimento político. Trabalhamos um terço com indicações, um terço do quadro próprio e um terço de técnicos da comunidade. Nesse momento econômico, o índice de servidores efetivos aumenta e colocamos pessoas que têm um bom desempenho profissional”, afirma.

A economia acontece, explica o secretário de Administração e Fazenda, Ademar Possamai, já que os servidores recebem apenas o complemento do salário de efetivo. Como o cálculo depende da base salarial anterior, o secretário não soube precisar a redução gerada a partir de agora. No caso dos secretários que tocam duas pastas, a diminuição é de R$ 90 mil mensais, já que eles não recebem remuneração dobrada.

Dos 449 cargos comissionados, o secretário afirma que apenas 119 são de fora do quadro. No ano passado, foram exonerados mais de 20 cargos comissionados e o salário do prefeito diminuiu em 20%.

pagina 6