Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Seis senadores irão ao “Gilmarpalooza” em Portugal bancados pelo Senado

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Por: OCPNews Brasilia

01/07/2025 - 15:07 - Atualizada em: 01/07/2025 - 15:33

O Senado Federal vai pagar a viagem de seis senadores para Lisboa nesta semana. Eles vão participar do Fórum Jurídico da Universidade de Lisboa — apelidado de “Gilmarpalooza”. Todos solicitaram participar em missão oficial e com ônus ao Senado, ou seja, com direito a reembolso dos gastos. A informação foi divulgada nesta terça-feira (1) pelo Estadão e confirmada pela Gazeta do Povo.

Organizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, o evento será realizado entre os dias 3 e 5 de julho. O tema deste ano é “O mundo em transformação – Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”.

A lista inclui os senadores Irajá (PSD-TO), Eduardo Gomes (PL-TO), Daniela Ribeiro (PP-PB), Marcio Bittar (União-AC), Angelo Coronel (PSD-BA) e Laércio Oliveira (PP-SE). Eles têm até 90 dias para apresentar notas fiscais e serem ressarcidos com dinheiro público.

Segundo as regras da Casa, parlamentares precisam comunicar à Mesa Diretora a intenção de deixar o País — seja em missão oficial ou como participantes. Também podem escolher se a viagem será paga com recursos próprios ou com reembolso pelo Congresso. No caso dos seis senadores, a opção foi por missão oficial com todos os custos cobertos.

Eduardo Gomes e Daniela Ribeiro também informaram que vão participar de outro evento em Lisboa, além do Fórum.

Outros senadores também foram anunciados como participantes — como Ciro Nogueira (PP-PI), o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Davi Alcolumbre (União-AP) — mas, até agora, não apresentaram pedido formal de afastamento ao Senado.

Do lado da Câmara, ainda não há informação de quantos deputados federais devem viajar a Lisboa. A Gazeta do Povo pediu as informações, mas ainda não teve um retorno até o fechamento dessa matéria. O evento já anunciou doze deputados como palestrantes, incluindo o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), mas não há confirmação oficial sobre quem terá os custos pagos pelo erário.

Apesar do discurso acadêmico e institucional, o “Gilmarpalooza” é conhecido por movimentar bastidores do poder. Além de ministros do STF, parlamentares e autoridades do Executivo, o evento reúne empresários, advogados de grandes bancas e lobistas. As festas, os jantares e os encontros informais fora da programação oficial são o verdadeiro centro das atenções.

No ano passado, o banco BTG Pactual organizou um coquetel exclusivo no restaurante de luxo SUD Lisboa, fora da agenda do Fórum, para autoridades do Judiciário e do Legislativo. O encontro, reservado e fora dos holofotes, virou palco de articulações e aproximações entre poder político e grandes interesses privados.

* Com informações da Gazeta do Povo.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp