Seif critica decisão de Moraes de pedir suspensão das redes sociais de Nikolas Ferreira

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Por: Pedro Leal

23/03/2023 - 15:03 - Atualizada em: 23/03/2023 - 15:20

Em pronunciamento em Plenário nesta quinta-feira (23), o senador Jorge Seif (PL-SC) criticou decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de encaminhar à Procuradoria-Geral da República pedido para suspender as redes sociais do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).

Seif pediu a Rodrigo Pacheco, enquanto presidente do Congresso Nacional, um posicionamento sobre o que considera uma “tentativa de censura”, que fere a liberdade de expressão e autonomia do poder Legislativo. Ele lembrou que ao ser reeleito presidente do Senado, Pacheco disse se comprometer com a democracia.

“Não é possível que nós aceitemos, mais uma vez, o início da sanha da censura. Vivemos num estado democrático de direito. Se o deputado federal Nikolas Ferreira cometeu algum crime de calúnia, de injúria, de difamação, o Código Penal está aí para puni-lo. Não podemos continuar aceitando que um outro Poder cale parlamentares porque não gostou do que falaram”, expôs.

Pacheco disse estar pronto para receber todas as reivindicações relativas ao exercício parlamentar e o que estiver ao alcance da presidência do Congresso Nacional. Observou, no entanto, que na Câmara dos Deputados existe uma procuradoria que cuida dos assuntos dos parlamentares daquela Casa.

“Quanto à defesa geral e ampla da liberdade de expressão, das imunidades parlamentares, naturalmente, não só como presidente do Senado, mas como presidente do Congresso Nacional, é minha obrigação defender essas prerrogativas, mas evidentemente cada caso concreto é submetido à instância judicial e deve ser examinado à luz daquele caso concreto, de modo que eu não posso opinar neste instante em relação a essa situação específica do parlamentar de Minas Gerais, deputado Nikolas Ferreira” afirmou Pacheco.

Jorge Seif também prestou uma homenagem a cidade de Florianópolis, que comemora 350 anos nesta quinta-feira.

“Sou carioca de nascimento e catarinense por adoção e opção. A ilha da magia é uma cidade maravilhosa. Santa Catarina conta com diversas belezas, mas, sem dúvida nenhuma, hoje eu quero render as minhas homenagens à cidade de Florianópolis, que representa todo o estado de Santa Catarina”, declarou.

Fonte: Agência Senado