Obadias quer melhorias na iluminação pública do Pinheirinho

Obadias Benones (Avante) alerta sobre a necessidade de melhorias na iluminação pública da Rua Adolfo Konder, no Bairro Pinheirinho. De acordo com o vereador, a medida deve aumentar a segurança dos pedestres, já que usuários de drogas utilizam a via para consumo de entorpecentes e para a prática de furtos.

Toninho da Figueira sugere máquina para trituração de restos de árvores

Toninho da Figueira (PSDB) sugere ao Poder Executivo a aquisição de uma máquina de trituração de restos de poda de árvores. De acordo com o vereador, além de gerar economia aos cofres do Município devido à agilidade no transporte, os restos serão reaproveitados na própria natureza. Inclusive, podem ajudar no sistema de arborização e plantio de vários tipos de cultura.

Paulo Ferrarezi trabalha por creches para idosos em Criciúma

Paulo Ferrarezi (MDB) sugere a criação de Creches para Idosos em Criciúma. A ideia do vereador é oferecer a eles um local onde possam passar o dia (horário comercial), enquanto seus familiares trabalham. Os idosos receberiam acompanhamento médico, psicológico e nutricional e ainda estariam em contato com outros idosos, trocando ideias, experiências de vida e praticando atividades cotidianas.

Ferrarezi também alerta para a necessidade de conclusão da pavimentação asfáltica na Rua Mem de Sá, no Bairro Michel.

Giovana Mondardo questiona investimento do Município em educação

Giovana Mondardo (PCdoB) questiona quais são os investimentos em educação do Município, no que diz respeito aos 25% de recursos próprios, como determina a lei.

A vereadora também questiona a possibilidade de aumento salarial para os profissionais de saúde, já que não há mais normativa que proíba aumento salarial, dada a aprovação do PLC-EXE 9/2022.Giovana ainda quer saber se há previsão de subsídio para gratuidades no serviço de transporte coletivo da cidade e ainda pergunta sobre a possibilidade de transporte para os estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Araranguá, que residem em Criciúma.

Paulo da Farmácia propõe novas instalações para a UBS da Linha Anta

Devido à falta de acessibilidade e à precariedade do prédio onde encontra-se a Unidade Básica de Saúde do Bairro Linha Anta, sendo ainda extensão da Unidade do Centro Social Urbano, o vereador Paulo da Farmácia (União) propõe a construção de uma nova unidade básica de saúde ao Poder Executivo. No local, seriam atendidas as famílias cadastradas nas duas unidades.

Manoel Rozeng traz a causa animal para a pauta

Manoel Rozeng (PP) aponta a necessidade de contratação de médico veterinário e de um auxiliar para atendimento das necessidades do Núcleo de Bem-estar Animal de Criciúma. O vereador ainda propõe a criação do Tele-Saúde animal, serviço de triagem para consultas e assistência via WhatsApp, e de um consultório veterinário gratuito, com atendimento até às 17 horas, para tutores cadastrados no CadÚnico e com atendimento prioritário aos protetores de animais cadastrados no sistema.

Rozeng também questiona se o projeto do binário contempla semáforos e faixas elevadas na Avenida Santos Dumont. Ele propõe a instalação no cruzamento das ruas Raymundo Procópio Nunes e Osvaldo Búrigo, esquina com Santos Dumont, e na Eugenio Tesmann e Valdir Vaz Franco, esquina com a mesma avenida.

O parlamentar ainda cobra recuperação da Rua Osvaldo Búrigo e reposição da tampa de boca de lobo na esquina das ruas Osvaldo Búrigo e Lupicínio Rodrigues, no Bairro Milanese.

Willian Pacheco vai homenagear a Larm

A Moção 14/2022, de autoria do vereador Willian Pereira Pacheco (PSD) acaba de ser aprovada em plenário. O texto homenageia a Liga Atlética da Região Mineira, pelos 74 anos de fundação e por todo serviço prestado à cidade.

Câmara aprova nova lei de antenas para Criciúma

A Câmara Municipal acaba de aprovar o PLC-PL 1/2022. De autoria de Nícola Martins, o texto estabelece normas e procedimentos para instalação de infraestrutura de suporte às estações rádio base no município de Criciúma.