Secretário garante que não existe nada de errado com projeto da obra do Rio Mathias

Foto: Mauro Schlieck/CVJ

Por: Anna Carolina Vavassori

22/08/2019 - 09:08 - Atualizada em: 22/08/2019 - 09:45

O atraso das obras de macrodrenagem do Rio Mathias voltaram à pauta da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) nesta quarta-feira (21). O secretário municipal de Planejamento e Administração (SAP), Miguel Bertolini, disse à Comissão de Cidadania do legislativo que sua pasta foi responsável pela licitação, mas que não é responsável pelo andamento da obra.

Bertolini afirmou que a Prefeitura está usando todos os instrumentos que a legislação permite para exigir que o consórcio dê agilidade às obras. “A Prefeitura notificou as empresas diversas vezes, mas acontece que a legislação permite vários recursos, o que atrasa a resolutividade das notificações”.

O secretário de Planejamento Urbano, Danilo Conti, que também foi convocado para a reunião, afirmou que a execução da obra é de responsabilidade da Seinfra, por ser uma obra de infraestrutura.

O projeto da obra

Bertolini disse ainda que o consórcio de empresas executoras “vendeu” a ideia de que o projeto da obra é ruim para justificar o atraso da execução. O secretário argumentou, entretanto, que não há nada de errado com o projeto, que, segundo ele, foi aprovado por técnicos.

“Tanto não há nada errado com o projeto que as empresas participaram da licitação conhecendo o projeto. Ele já previa, inclusive, as interferências, que as empresas usam para justificar o atraso”, disse.

Bertolini afirmou que a Secretaria de Administração e Planejamento (SAP) foi responsável apenas pela licitação, na qual, argumentou, não foi apontado nenhum indício de irregularidade. O secretário declarou que o andamento da execução da obra não é de responsabilidade da pasta.

Ao final da reunião, foi aprovado um requerimento para que a SAP disponibilize à Comissão toda a documentação dos quatro processos administrativos que foram abertos para tratar das obras do Rio Mathias, incluindo as notificações que a Prefeitura fez à empresa.

CPI

O secretário Bertolini defendeu que não há motivo para abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), porque as obras já estão sob investigação do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas de Santa Catarina.
Um grupo de seis parlamentares pede a instalação de uma CPI na Câmara sobre o assunto, mas eles ainda não conseguiram a última assinatura necessária. De acordo com o Regimento Interno da CVJ, o requerimento de formação de CPI deve se assinado por, no mínimo, um terço dos membros da Câmara, ou seja, sete vereadores.
Com informações do jornalismo CVJ.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger