Schroeder pode ter primeiro imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico

O imóvel onde atualmente funciona a Secretaria de Educação de Schroeder, deve se tornar o primeiro imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico no município. O prefeito Osvaldo Jurck (PSDB), pretende instalar um Centro Cultural no local, que fica ao lado da Prefeitura.

De acordo com o prefeito, o tombamento é importante para preservar a cultura do município, além de ter um ponto de referência cultural. Jurck ressalta que o prédio foi escolhido pela sua história e posição geográfica. A estrutura foi erguida em 1949, pertencendo inicialmente à família de Paulo Jahn, que inclusive dá nome a rua onde o prédio está localizado.

“A estrutura fica no coração da cidade, ao lado da Prefeitura. Ainda tem a nossa biblioteca e o Posto de Saúde próximos, então é uma localização privilegiada”, destaca.

Jurck afirma que o objetivo principal do tombamento é criar um Centro Cultural, onde será exposto o que o município já tem em seu acervo. Ele destaca que a Prefeitura está trabalhando em diversas frentes, como na parte documental e resgate de imóveis.

“Essa construção já serviu para diversas atividades, sempre para fins públicos. Então nada mais justo do que instalar um Centro Cultural nesse espaço”, diz o prefeito.

 

Buscando recursos

O prefeito Osvaldo Jurck destaca ainda que foi encaminhado um projeto ao governo federal para conseguir recursos da Lei Rouanet, lei federal de incentivo à cultura. Além de aguardar esse retorno, a Prefeitura também está buscando contato com empresas da região para conseguir financiamento.

“Diversas empresas do Vale do Itapocu tem identificação com o local. Esperamos conseguir recursos para fazermos as coisas acontecer já ao longo deste ano”, enfatiza.

A ideia do prefeito é que em breve o local passe por reformas e reestruturação seguindo as características originais.

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger