Schroeder deve contar com um pronto atendimento ainda este ano

Por: Gustavo Luzzani

15/08/2019 - 05:08 - Atualizada em: 17/01/2020 - 16:43

A população de Schroeder deve ganhar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas até o início de dezembro. O local prestará atendimento para realização de pequenas cirurgias, procedimentos médicos e até exames laboratoriais.

A Prefeitura de Schroeder lançou um edital de concorrência no final de julho, que ficará aberto até o dia 6 de setembro. A licitação tem como objetivo a seleção de uma entidade hospitalar sem fins lucrativos para gerir integramente a unidade. O convênio terá prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado após acordo entre todas as partes.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde Orlando Tecilla, se tudo correr bem, as obras de transformação interna da área que funcionará a unidade vai começar em, no máximo, 15 dias após abertura dos envelopes.

“O desejo da administração municipal é que o PA esteja implementado no final de novembro ou início de dezembro”, destaca.

Segundo o secretário, a nova unidade ajudaria a diminuir o número de pacientes transferidos do município para os hospitais de Jaraguá do Sul, além de atender moradores dos bairros João Pessoa e Santa Luzia por causa da proximidade com Schroeder.

Para viabilizar este projeto de forma mais rápida, a Prefeitura já conta com o espaço do atual posto de saúde do Centro do município que foi ampliado e também oferece o Programa Estratégia Saúde da Família, tendo atendimento estendido das 7h30 às 22h.

“O posto vai funcionar anexo ao novo PA e o pessoal da ESF (Estratégia Saúde da Família) vai migrar para o novo local”, destaca Tecilla.

Férias coletivas

Tecilla conta que no final deste ano, com as férias coletivas de 15 ou 20 dias, a Prefeitura precisa montar uma equipe para atender a população no período que os postos ficarão fechados. Porém, se o PA ficar pronto em 2019, não haverá necessidade de uma equipe especial.

“O próprio PA já faria esse atendimento, por isso, é importante que ele fique pronto este ano”, explica.

Atualmente, Schroeder conta com cinco postos de saúde, que, segundo Tecilla, dão cobertura para toda a população e deixam o município sem fila de espera. “Se você não for atendimento em um dia, no máximo vai ser atendido no dia seguinte”, avalia.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger