“SC vive o pior momento da pandemia”, diz superintendente da Secretaria da Saúde

Audiência Pública foi realizada pela Comissão de Saúde da Alesc | Foto Agência AL

Por: Ewaldo Willerding Neto

24/02/2021 - 10:02 - Atualizada em: 24/02/2021 - 14:28

O superintendente de regulação da secretaria de estado da Saúde, Ramon Tartari, afirmou que Santa Catarina vive o pior momento da pandemia com a ocupação, na prática, de 100% dos leitos de UTI no sistema hospitalar. A constatação foi dita durante Audiência Pública realizada na manhã desta quarta-feira (24) na Assembleia Legislativa.

“Os índices apontam 95% de ocupação dos leitos de UTI, mas na prática estamos com 100% porque temos pacientes em Emergências esperando por vagas nas Unidades de Terapia Intensiva e isso comprova que estamos com a capacidade esgotada”, revelou Ramon Tartari.

O superintendente destacou ainda de que o problema não está só na falta de leitos. “Cama não salva vidas”, disparou. “Estamos com dificuldades em recursos humanos, precisamos de profissionais para atuar nos hospitais”, reforçou Tartari.

Na mesma audiência pública, o secretário adjunto da pasta, Alexandre Fagundes, confirmou que o estado estudo a compra da vacinas diretamente junto aos laboratórios, após a autorização do Supremo Tribunal Federal. “Mas ainda contamos com a ações do Ministério da Saúde, que é o responsável pelas campanhas de vacinação. Se por acaso sentirmos necessidade, daí sim iremos atrás dos fornecedores”, disse Fagundes.

A audiência pública foi promovida pela Comissão de Saúde da Alesc, composta pelos deputados Neodi Sareta (PT), que é o presidente, e pelos demais membros: Ada De Luca (MDB), Coronel Mocellin (PSL), Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Ismael dos Santos (PSD), José Milton Scheffer (PP) e Valdir Cobalchini (MDB).