Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

“SC vive o pior momento da pandemia”, diz superintendente da Secretaria da Saúde

Audiência Pública foi realizada pela Comissão de Saúde da Alesc | Foto Agência AL

Por: Ewaldo Willerding Neto

24/02/2021 - 10:02 - Atualizada em: 24/02/2021 - 14:28

O superintendente de regulação da secretaria de estado da Saúde, Ramon Tartari, afirmou que Santa Catarina vive o pior momento da pandemia com a ocupação, na prática, de 100% dos leitos de UTI no sistema hospitalar. A constatação foi dita durante Audiência Pública realizada na manhã desta quarta-feira (24) na Assembleia Legislativa.

“Os índices apontam 95% de ocupação dos leitos de UTI, mas na prática estamos com 100% porque temos pacientes em Emergências esperando por vagas nas Unidades de Terapia Intensiva e isso comprova que estamos com a capacidade esgotada”, revelou Ramon Tartari.

O superintendente destacou ainda de que o problema não está só na falta de leitos. “Cama não salva vidas”, disparou. “Estamos com dificuldades em recursos humanos, precisamos de profissionais para atuar nos hospitais”, reforçou Tartari.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Na mesma audiência pública, o secretário adjunto da pasta, Alexandre Fagundes, confirmou que o estado estudo a compra da vacinas diretamente junto aos laboratórios, após a autorização do Supremo Tribunal Federal. “Mas ainda contamos com a ações do Ministério da Saúde, que é o responsável pelas campanhas de vacinação. Se por acaso sentirmos necessidade, daí sim iremos atrás dos fornecedores”, disse Fagundes.

A audiência pública foi promovida pela Comissão de Saúde da Alesc, composta pelos deputados Neodi Sareta (PT), que é o presidente, e pelos demais membros: Ada De Luca (MDB), Coronel Mocellin (PSL), Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Ismael dos Santos (PSD), José Milton Scheffer (PP) e Valdir Cobalchini (MDB).

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.