SC é o primeiro estado a formalizar intenção de compra de vacinas contra Covid-19

Por: Elissandro Sutil

11/03/2021 - 10:03 - Atualizada em: 11/03/2021 - 11:36

A Fecam (Federação Catarinense de Municípios) deu um enorme passo visando a compra de vacinas contra Covid-19 pelos municípios.

Nesta quarta-feira (10), em reunião com prefeitos e prefeitas, a entidade formalizou a intenção de compra de 4,1 milhões de doses da Sputinik V, que deverão beneficiar 265 cidades catarinenses.

O ponto de partida para essas negociações foi a entrega da Carta de Intenções, onde cada um dos municípios indicou a quantidade de vacinas que deseja comprar.

Até agora, 233 prefeituras entregaram o documento. A Fecam espera até esta quinta-feira (11) para receber as demais adesões.

A Federação não irá comprar as vacinas, mas sim, gerenciar o processo. Na sexta-feira (12) ela encaminhará toda a documentação à empresa internacional que distribui o medicamento.

Em seguida, a empresa terá 72h para aceitar formalmente a proposta comercial, incluindo valores e prazos.

Uma vez aceito o pedido, a distribuidora entregará a vacina em 15 dias úteis. O pagamento acontecerá somente após a chegada e liberação do imunizante em território brasileiro.

“Hoje é um dia histórico para Santa Catarina, somos a primeira federação de municípios do Brasil a protocolar compra de vacinas. Nós acreditamos que o papel da Fecam é representar cada prefeito e prefeita, que têm enfrentado dificuldades nesse enfrentamento da pandemia e estão vendo pessoas morrendo. Só temos uma forma de superar tudo isso: vacinar a nossa população”, afirmou o presidente da Fecam, Clenilton Pereira (Prefeito de Araquari).

 

Com informações da assessoria de imprensa