Santa Catarina deve ser o primeiro estado do Brasil a permitir que os cidadãos tenham a possibilidade de emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) apenas no formato digital.

A medida vem sendo planejada pelo governador Carlos Moisés (PSL) desde o início do ano e recebeu, nesta semana, o aval do Governo Federal, durante audiência com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Governador Moisés em audiência com o ministro da Infraestrutura em Brasília | Foto: Alberto Ruy/MInfra

O projeto prevê que o cidadão só precisará fazer os exames para obter e renovar a CNH, mas não será obrigado a buscar a carteira de motorista, tampouco o Certificado de Registro e Licenciamento (CRV) todo ano.

Essa opção caberá ao motorista, que poderá escolher ter apenas a versão digital de ambos os documentos.

“Hoje o cidadão precisa ir ao Detran para buscar o documento. Isso traz prejuízo tanto para o Estado quanto para o catarinense. O objetivo é facilitar. Com essa ação junto ao Governo Federal, não será mais necessário imprimir os documentos, eles estarão no celular”, explica Moisés.

A proposta deve reduzir os custos para o Estado, pois gastará menos com a impressão dos documentos. Para o cidadão, a vantagem é não precisar mais se deslocar para buscar a documentação, muitas vezes perdendo um dia de trabalho para isso, acrescenta o governador.

Atualmente, é possível pedir a carteira definitiva, para quem está com a permissão em mãos, de maneira online, bem como manter versões digitais da CNH e do CRLV no aplicativo Carteira Digital de Trânsito do Denatran. No entanto, por exigência federal, as versões impressas ainda precisam ser emitidas.

 

Fonte: Governo de Santa Catarina

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger