A equipe da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) vistoriou nesta quarta-feira (1) as obras do km 34 da SC-108, em Guaramirim, que foram retomadas na semana passada e estão 92% concluídas.

O prazo para entrega da restauração e contenção daquele trecho era para o dia 31 de março, porém, devido a paralisação que ocorreu seguindo o decreto 515 do Governo do Estado em função da pandemia do coronavírus, o prazo foi adiado.

De acordo com a DCSC, nessa semana foi concluído o gabião e ainda deve ocorrer o término do aterramento da pista. Posteriormente serão confeccionadas as calhas da via, e para a próxima semana está programada a pavimentação.

Segundo o responsável pela Defesa Civil da regional de Jaraguá do Sul, Sargento Gonçalves, o novo prazo para a entrega da obra é dia 12 de abril.

"O prazo foi prorrogado para dia 12 de abril, quando devemos fazer a entrega total da obra. Tivemos esse entendimento também baseado nos dias que as obras ficaram paradas devido ao decreto 515, definindo então essa nova data" finalizou.

Os trabalhos para recuperação e contenção da via iniciaram no dia 15 de agosto de 2019 e desde então, o prazo para a entrega foi adiado quatro vezes.

A finalização dessa obra é muito esperada pela comunidade, principalmente, pelas famílias que perderam as casas. Além disso, a SC-108 liga, desde a BR-280, a cidade de Guaramirim à Massaranduba e com o Vale do Itajaí e é muito utilizada para escoamento de produção, transporte médico e de saúde. A estimativa é de que 14 mil pessoas utilizam a passagem diariamente.

Obras do trecho urbano da BR-280 ainda não foram retomadas

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Infraestrutura , as obras de duplicação do trecho urbano da BR-280 entre Guaramirim e Jaraguá do Sul ainda não foram retomadas. A assessoria informou que as obras estão sendo retomadas de forma gradativa.

Neste primeiro momento, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) que deu ordem de retomada para 43 contratos de conserva e manutenção de rodovias estaduais, 19 contratos de obras civis da área de Saúde e dois contratos de obras de infraestrutura, SC-401 e Acesso ao Sul da Ilha, em Florianópolis.

As empresas estão retomando as obras conforme mobilização e disponibilização de materiais, com equipes reduzidas e focadas em solucionar questões pontuais e emergenciais para garantir a segurança viária.

Obras que não são consideradas essenciais, que é o caso da obra de duplicação do trecho urbano da BR-280, seguem paralisadas até o dia 7 de abril.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul