Neste sábado (6), a Prefeitura de Guaramirim realiza mutirão de prevenção ao câncer de colo de útero. A ação acontece na Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Corticeira, das 8h às 16h30.

O atendimento deste fim de semana faz parte do cronograma estabelecido pela Secretaria de Saúde com o objetivo de intensificar a prevenção do câncer de colo do útero e o diagnóstico precoce da doença.

Os mutirões de coleta do preventivo acontecem uma vez por mês desde abril em uma ESF, seguindo cronograma estabelecido pela Secretaria de Saúde. Cerca de 200 coletas de preventivo já foram realizadas nos mutirões, informa o secretário da pasta Marcelo Deretti.

“Uma unidade de saúde permanece aberta das 8h às 16h30, atendendo à demanda espontânea e agendada de mulheres com idade entre 25 e 64 anos, com mais de três anos do último preventivo ou que nunca realizaram o exame”, explica Deretti.

Nos mutirões são atendidas as mulheres de todo o município, respeitando os critérios preconizados pelo Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer (INCA). Os atendimentos ocorrem aos sábados para que todas tenham acesso ao cuidado com a saúde.

Todos os bairros serão atendidos

As ações mensais que estão sendo realizadas nas unidades de saúde reforçam os cuidados com a saúde da mulher e fazem parte das atividades do Outubro Rosa, campanha realizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer para conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero.

“Elaboramos um cronograma para que a ação ocorra em todos os bairros, dando a oportunidade às mulheres participarem e não gerar uma demanda tão grande no mês de outubro, devido a campanha”, informa o secretário Deretti.

No próximo mês, a coleta do preventivo do colo do útero acontecerá no dia 3 de agosto no ESF Vila Amizade. Mais informações diretamente com o agente de saúde do bairro ou unidade de saúde mais próxima.

Fonte: Prefeitura Municipal de Guaramirim

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger