O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Jaraguá do Sul começou nesta semana a implantação de uma adutora de aproximadamente 2,9 quilômetros de extensão. A obra deve melhorar a distribuição de água tratada aos moradores de oito bairros da cidade.
Segundo o presidente da Autarquia Ademir Izidoro, um dos objetivos desse procedimento é diminuir o risco de rompimentos. Essa rede não fará a distribuição de água ao longo do percurso até o reservatório, mas levará água da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central até o reservatório (R4), localizado no bairro Estrada Nova.
Izidoro destaca que a obra faz parte do Plano de Ampliação de Saneamento (PAS), principalmente no programa de redução de perdas de água. O investimento da nova rede é de R$ 2,1 milhões.
DESTAQUE
Implantaçao da adutora tem investimento de R$ 2,1 milhões.
Caminho da obra
A empresa Itajuí Engenharia de Obras começou a implantação com escavações próximo ao R4, na rua Eugênio Picolli. Em seguida, os trabalhos vão passar pelas ruas Jeferson Machado, José Picolli até passar embaixo do viaduto da BR-280. Depois, a escavação vai para o bairro Rau, nas ruas Luiz Picolli, Affonso Nicoluzzi e termina na esquina com a Jorge Buhr.
“A rede vai interligar com a adutora já existente, fazendo ligação com a ETA Central”, destaca Izidoro.
O presidente da Autarquia afirma que durante as escavações pelas ruas dos bairros Estrada Nova e Ra, o trânsito deve ficar em meia pista. Ele acredita que o maior transtorno será causado quando as obras chegarem na José Picolli, por ser a via com maior fluxo de veículos.
“Haverá sinalização no local e orientação à população. Essa rede vai beneficiar toda aquela região”, finaliza.

Confira no mapa o início e fim da nova adutora | Imagem/PMJS
A partir da esquina com a Jorge Buhr, as escavações dos tubos acontecerão de forma paralela à instalação da nova adutora do reservatório R6, que começa na rua Erwino Menegotti, em frente a ETA Central, e vai até a rua Gustavo Barroso, no bairro Rau.
O sistema contempla ainda a instalação de dois pressurizadores de redes de água (boosters). Um ficará na rua Antônio Marcelino, no bairro Chico de Paulo e outro na rua Guilhermina Pereira Lima Lenzi, no bairro Água Verde.
Bairros que serão beneficiados com a nova rede
- Tifa Martins;
- Chico de Paulo;
- Tifa Monos;
- Nereu Ramos;
- Ribeirão Cavalo;
- Braço do Ribeirão Cavalo;
- parte da Estrada Nova;
- parte do Três Rios do Sul.
LEGENDA
Obras começaram no reservatório R4, no bairro Estrada Nova | Foto Eduardo Montecino/OCP News
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram
Facebook Messenger