Os institutos de pesquisa não realizarão as tradicionais sondagens de apuração, conhecidas como boca de urna, neste domingo (6), após a conclusão do primeiro turno das Eleições 2024. Essa prática foi suspensa devido a atualizações nos métodos de votação, que possibilitam uma contagem mais ágil dos votos em todo o país.
Segundo as instituições de pesquisa, os altos custos e a eficiência do sistema eleitoral tornaram essa apuração desnecessária. Outro ponto levantado por essas entidades é a mudança no horário eleitoral desde 2022.
Diferentemente dos anos anteriores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) padronizou o horário eleitoral em todo o território nacional, estabelecendo que todas as seções funcionem das 8h às 17h, seguindo o fuso horário de Brasília, mesmo nas regiões com diferenças de horário.
Essa unificação dos horários de votação permite que a contagem dos votos e a divulgação dos resultados comecem imediatamente após o fechamento das urnas.
O levantamento conhecido como boca de urna consistia em entrevistas com eleitores na saída das seções eleitorais, e seus resultados eram divulgados logo após o encerramento da votação, às 17h.
*Com informações do g1