Vereadores de Jaraguá do Sul usam o Facebook para interagir com a população

Por: Gustavo Luzzani

10/07/2018 - 14:07 - Atualizada em: 18/10/2019 - 11:32

As redes sociais vêm ganhando cada vez mais destaque se tornando ferramentas poderosas de marketing e publicidade. No meio político ela acaba se tornando ainda mais importante, podendo promover ou até destruir a vida de um político.

Em Jaraguá do Sul, alguns vereadores se mostram bem ativos em diversas plataformas, enquanto outros não parecem fazer questão de estarem nas mídias.

A reportagem do OCP analisou o uso da rede social Facebook dos parlamentares da cidade durante os meses de maio e junho de 2018. Dos 11 vereadores, apenas Ademar Winter (PSDB) não possuí página e perfil pessoal. Dos 10 parlamentares que têm, alguns quase nem utilizam a plataforma, como o caso de Eugênio Juraszek (PP).

Anderson Kassner

O vereador com mais engajamento no período analisado pela reportagem é justamente o presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Anderson Kassner (PP). Durante os meses de maio e junho, Kassner fez 23 postagens e teve 1.207 interações – curtidas e reações, comentários e compartilhamentos, resultando numa média de 52,48 interações por publicação.

O parlamentar é bem ativo nas redes sociais com publicações diversificadas. Kassner costuma interagir com seus internautas respondendo as dúvidas de cada um e em diversos posts é possível vê-lo compartilhando sua prestação de contas.

Quando aparece na mídia, Kassner faz questão de colocar na sua página, como no dia 16 de junho, quando compartilhou o vídeo do Politicando, programa da Rede OCP conduzido pela jornalista Patrícia Moraes. O vídeo teve 3 mil visualizações.

Ronaldo de Souza (PSD), o Magal, aparece em segundo na lista com 47 interações para cada postagem. Foram no total 856 interações em 18 publicações. O parlamentar até tem mais curtidas em sua página do que Kassner, são 2.752 contra 1.513.

Existem vereadores com estratégias, no mínimo curiosas, como é o caso de Jaime Negherbon (MDB), que possui três perfis pessoais e mais duas páginas. As páginas são nomeadas como “Jaime Negherbon”, com 3.147 curtidas, e “Jaime Negherbon II”, com 4.606.

O vereador continua movimentando as duas, mas a página com mais publicação e visualizações é a primeira. Nela foram feitas 19 postagens com 272 interações.

Celestino Klinkoski (PP) também tem três páginas, mas não produz conteúdo especificamente para elas. Klinkoski apenas replica os posts de seu perfil pessoal para suas três páginas, que tem 4.884, 1.007 e 895 curtidas.

Aposta em vídeos

Se a página de Jackson Avila for analisada somente pelas publicações, o resultado não é dos melhores, com oito posts e 101 reações. Porém, nos meses de maio e junho, o vereador publicou seis videos sobre seus trabalhos na Câmara que resultaram em 1.827 visualizações. Uma média de 304 visualizações por vídeo.

Os vídeos são são o que mais rendem na página de Jaime Negherbon. Nos meses de maio e junho foram postados 7 vídeos com 8.056 visualizações, resultando numa média de 1.150 visualizações por cada vídeo, a melhor entre todos os parlamentares.

Pouca movimentação

Os vereadores Eugênio José Juraszek (PP) e Marcelindo Gruner (PTB) até têm páginas no Facebook, mas com baixas interações. Juraszek contém 521 curtidas e publicou 11 vezes no período analisado, com apenas 16 interações.

A página de Gruner tem 460 curtidas, com uma interação para cada publicação, foram nove posts nos últimos dois meses. Porém, se for analisado o perfil pessoal do parlamentar a média sobe consideravelmente. Só no mês de junho, Gruner fez 20 postagens que tiveram 740 interações. Uma média de 37 interação para cada publicação.

O vereador Pedro Garcia tem uma página com 3.022 curtidas, mas nunca movimentou ela. Garcia costuma usar seu perfil pessoal para divulgar seus trabalhos no legislativo. Durante os dois últimos meses, foram 12 publicações relacionadas a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, com 469 interações.

Arlindo Rincos não tem nenhuma página pública, mas tem dois perfis pessoais onde publica sessões da Câmara de Vereadores e outros assuntos referentes à legislatura. Já Ademar Braz Winter (PSDB) está completamente fora das redes sociais.

As páginas dos vereadores no Facebook:

Quer receber as notícias no WhatsApp?