Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia desde o início da guerra – ao menos 12 pessoas morreram

Foto: Serviços de Imprensa do Governo da Ucrânia

Por: Pedro Leal

25/05/2025 - 16:05 - Atualizada em: 25/05/2025 - 16:06

A capital da Ucrânia – Kiev – e outras regiões do país foram alvo de um ataque de grandes proporções de drones e mísseis russos que matou pelo menos 12 pessoas e feriu dezenas neste domingo (25), segundo informações da Reuters.

Autoridades ucranianas descreveram o ataque como o maior ataque aéreo desde a invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022.

Segundo a Força Aérea da Ucrânia, foram 367 drones e mísseis, no maior ataque aéreo individual desde o início da guerra, em fevereiro de 2022.

O ataque foi realizado horas antes da troca de centenas de prisioneiros de guerra entre os dois países.

O Ministério da Defesa da Rússia informou que cada país repatriou mais 303 soldados, após cada um ter libertado um total de 307 combatentes e civis no sábado e 390 na sexta-feira — a maior troca de combatentes desde o início do conflito.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, confirmou a troca, dizendo na rede social X no domingo que “303 defensores ucranianos estão em casa”.

Ele disse que os militares que retornaram à Ucrânia eram membros das “Forças Armadas, da Guarda Nacional, do Serviço Estatal de Guarda de Fronteira e do Serviço Estatal de Transporte Especial”.

Em negociações realizadas em Istambul no início deste mês — a primeira vez que os dois lados se encontraram pessoalmente para negociações de paz — Kiev e Moscou concordaram em trocar 1.000 prisioneiros de guerra e civis cada. A troca foi o único resultado tangível das negociações.

Bombardeio
Ao todo, a Rússia utilizou 69 mísseis de vários tipos e 298 drones no ataque deste domingo, incluindo drones Shahed de design iraniano, disse Yuri Ihnat à Associated Press.

Não houve comentários imediatos de Moscou sobre os ataques.

Mais de 30 cidades e vilas teriam sido atingidas no ataque russo.

“Esses foram ataques deliberados contra cidades comuns”, escreveu Zelensky no X, acrescentando que os alvos de domingo incluíam as regiões de Kiev, Zhytomyr, Khmelnytsky, Ternopil, Chernigov, Sumy, Odessa, Poltava, Dnipro, Mykolaiv, Kharkiv e Cherkasy.

O Ministério da Defesa da Rússia, por sua vez, afirmou que suas defesas aéreas abateram 110 drones ucranianos durante a noite.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).