Rússia ameaça Suécia e Finlândia com ataque nuclear

Sputnik/Alexey Nikolsky/Kremlin

Por: Pedro Leal

14/04/2022 - 13:04 - Atualizada em: 14/04/2022 - 13:48

Ex-presidente e membro do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev declarou nesta quinta-feira (14) que seu país pode utilizar armas nucleares caso Finlândia e Suécia entrem na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). As informações são da IstoÉ.

Um dos homens mais próximos ao presidente Vladimir Putin, Medvedev disse que “não se poderá falar mais de um Báltico livre de armas nucleares. O equilíbrio tem de ser restaurado. Até hoje, a Rússia não tinha adotado essas medidas e não planejava adotá-las. Mas, se formos forçados… lembrem-se: não fomos nós que propusemos isto”, afirmou às agências de notícias russas.

A Finlândia, que considera juntar-se à Otan, partilha 1.300 km de fronteira com a Rússia. Uma reunião de cúpula da entidade militar comandada pelos Estados Unidos está prevista para 29 de junho, em Madri. Contudo, a candidatura de ingresso da Finlândia pode ser anunciada antes do encontro, já nas próximas semanas.

“Acho que isso acontecerá rapidamente. Dentro de algumas semanas”, disse Sanna Marin, primeira-ministra finlandesa.

A Suécia, por sua vez, adota mais cautela em seu posicionamento público sobre uma eventual entrada na Otan, mas não descarta a possibilidade.

O Departamento de Estado dos EUA confirmou, na última semana, que a Otan mantém contato diplomático com Suécia e Finlândia.

A expansão da Otan às regiões próximas à fronteira russa foi o motivo alegado pelo Kremlin para invadir a Ucrânia em 24 de fevereiro. Putin alega ameaça à defesa da Rússia com a expansão da entidade militar criada em 1949.

“Vamos esperar que o bom senso dos nossos vizinhos do norte se sobreponha”, ameaçou Medvedev.