Ronan Minatti (PL), vereador mais votado de Schroeder, fala sobre as metas para o seu primeiro mandato

Foto: Fábio Junkes

Por: Elisângela Pezzutti

29/10/2024 - 07:10

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

O empresário Ronan Paulo Minatti (PL) foi o vereador mais votado de Schroeder nas eleições de outubro, tendo recebido 483 votos. A composição da nova Câmara Municipal contará com maioria da coligação do prefeito eleito, Jair Bridaroli, somando cinco cadeiras: o PL com 3 cadeiras e o MDB com 2.

Minatti conta que oito meses atrás nem sonhava em ser político. “Quando o Jair Bridaroli conversou comigo para a gente estar junto, apoiando os projetos que ele tem para a cidade, eu disse que o ajudaria. Até que ele sugeriu que eu fosse candidato a vereador na coligação. A princípio eu não estava muito interessado, mas a gente foi conversando, as coisas foram acontecendo, eu fui me envolvendo e no fim acabei sendo candidato, diz Minatti, que sem redes sociais, realizou um “trabalho de formiguinha”, no dia a dia, visitando as pessoas, indo nas casas, conversando, “não prometendo nada a ninguém, a não ser dedicação, porque na verdade quem pode prometer alguma coisa é o prefeito”, frisa o vereador. Veja a seguir quais são os planos de Minatti para o seu primeiro mandato:

 

OCP- O senhor esperava ser eleito vereador de Schroeder com o maior número de votos?

Minatti:
Eu sabia que seria eleito, pelas conversas que tivemos com as pessoas durante a campanha, mas não imaginei que seria o mais votado.


OCP- O prefeito eleito Jair Bridaroli terá maioria na câmara. Quais são os seus planos a partir desse cenário?

Minatti: A nossa coligação é formada pelo PL, MDB, Republicanos e o PRTB. O PL elegeu três vereadores – eu, o Adriano Furtado, que foi reeleito, e a Scheila -, o MDB teve a Ana Leon, reeleita também, e o Nene. Então são cinco da nossa coligação e teremos a maioria. Acredito que Schroeder precisa de uma renovação das políticas públicas. O meu objetivo principal como vereador é focar na questão do pequeno agricultor, do empreendedorismo, do comerciante, do pequeno empresário. Porque saúde e educação são responsabilidades do prefeito. O vereador está ali para legislar, para dar um apoio. Há as comissões da saúde, da educação, das quais os integrantes do Legislativo participam, mas eu como vereador eleito vou priorizar essas áreas que eu citei. Até hoje, nenhum vereador de Schroeder se mostrou ativo para esse segmento e a gente sabe que existe essa carência no nosso município. Então, nós, vereadores da coligação, junto com o prefeito Jair Bridaroli e com o vice-prefeito Adriano Kath estamos focando na questão do desenvolvimento econômico. Não tem como ter saúde de qualidade, educação de qualidade sem ter recursos para isso. Infelizmente, Schroeder hoje depende muito das esferas estadual e federal. Apenas 37% dos nossos recursos são arrecadados no município e o restante vem de fora. E como que a gente pode mudar isso? Com desenvolvimento econômico, trazendo empresas para a cidade para aumentar a arrecadação, mas não aumentar os impostos. Então a gente está bem alinhado com relação a isso.

Minatti garante que vai trabalhar para mudar o cenário econômico de Schroeder | Foto: Fábio Junkes

 

OCP- O mandato dos eleitos inicia em janeiro de 2025, mas o senhor comentou que já estão sendo feitas algumas articulações. Quais são os objetivos dessas conversas?

Minatti: Sim, nós já conversamos com empresário, deputado, senador. Nós queremos mudar o cenário econômico de Schroeder. A liberação que deve acontecer em breve do trecho da BR-280 que vai da WEG Química até o Bairro João Pessoa também é algo que vai nos ajudar bastante, porque hoje Schroeder está um pouco deslocado em relação à logística. A gente até brinca que somos o ‘primo pobre’ da região, porque Jaraguá se desenvolveu bem, assim como Guaramirim e Araquari. Atualmente, na região da Amvali, nossa renda per capita é a menor – pouco mais de R$ 2 mil, enquanto a de Guaramirim é o dobro, se não me engano, e a de Massaranduba passa de R$ 3 mil. Hoje, cerca de 4.500 pessoas saem de Schroeder todos os dias para ir trabalhar em Jaraguá e Guaramirim. Então, essa mão de obra não fica no município. Todo mundo quer infraestrutura, quer vaga em creche, só que sem dinheiro não tem como investir e a nossa arrecadação é muito fraca, então isso precisa mudar. Infelizmente, Schroeder ficou muito tempo nas mãos das mesmas pessoas. Nós sabemos do desafio que teremos pela frente e o que estiver ao nosso alcance vamos fazer. Tenho certeza que a cidade vai tomar outro rumo.

 

OCP- Como vereador mais votado, o senhor assume a presidência da Casa? O que diz o regimento interno?

Minatti: Hoje, o regimento interno da Câmara de Vereadores de Schroeder está passando por uma reformulação. Já faz algum tempo que não é o vereador mais votado que preside a câmara. Agora é por votação, que acontece no dia da posse, em 1º de janeiro.

 

OCP- Que mensagem o senhor gostaria de deixar para a comunidade de Schroeder?

Minatti: A gente precisa de união e acredito que os nove vereadores têm que trabalhar de comum acordo. O munícipe não pode ficar em segundo plano por causa de interesses políticos. Então, a população pode ter certeza de que projetos que forem bons eu vou apoiar, independentemente de partido. Nós vamos trabalhar para uma cidade que tem 22 mil pessoas e não somente para as 3.816 que votaram no Jair Bridaroli. Eu sou conservador, de direita, mas eu sou justo. Se um vereador é de esquerda, mas tem um projeto bom, que vai beneficiar a sociedade, por que que eu vou votar contra? É isso que eu quero que aconteça na Câmara de Vereadores: os interesses da população em primeiro lugar.

Lista dos vereadores eleitos em Schroeder

Além de Minatti, também foram eleitos para o Legislativo de Schroeder Adilson das Bananas Welter (PSDB), Nene (MDB), Kauana Peschke Lange (PP), Ana Leon (MDB), Adriano Furtado (PL), Scheila da Farmácia (PL), Marcos Zils (PSDB) e Muka (PP).

 

 

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.