À noite da última segunda-feira, 04 de agosto, ficou marcada pela filiação do Dr. Rodrigo Coelho ao MDB de Joinville. O ex-vice-prefeito (2013 a 2016), ex-vereador (2017 a 2020) e ex-deputado federal (2019 a 2023) retorna a uma das legendas mais tradicionais do estado catarinense, durante um evento realizado com início às 19h30, no Restaurante Glória.
O encontro contou com a presença de autoridades como Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi, presidente nacional do MDB, do deputado Federal, Carlos Chiodini, deputados estaduais: Antídio Lunelli e Fernando Krelling, Luiz Claudio Gubert, presidente do partido pelo município, Ivete Appel da Silveira e demais figuras públicas.
Para Rodrigo Coelho, dentre os principais objetivos a curto prazo, destaca-se o foco nas eleições de 2026, ano em que os emedebistas almejam aumentar o número de representantes nas assembleias e no congresso, espaços que possibilitam trazer mais recursos às cidades catarinenses.
Segundo o presidente Baleia Rossi, o retorno do ex-congressista ao MDB é um aumento qualitativo à legenda. ” Olha, eu tive o privilégio de ser deputado federal ao lado do Rodrigo, sei do seu caráter, honestidade e amor por Joinville e Santa Catarina”, afirmou. Ainda segundo Baleia Rossi, o partido é um lugar onde o ex-deputado já militou e a volta à casa do MDB torna a data especial.

Foto: divulgação
Conforme o deputado Antídio Lunelli, ex-prefeito de Jaraguá do Sul, a polarização atual prejudica a política que precisa voltar ao centro. Antídio lembra que o MDB é um partido que sabe ouvir a comunidade, as entidades e os empresários, prática que permite à legenda viver um novo momento político nacional e estadual. “Certamente a contribuição de um político como o Rodrigo Coelho é fundamental ao partido, espaço que já provou com equilíbrio, trabalho e conquistas”, disse Antídio.

Foto: divulgação
Para o deputado estadual Fernando Krelling, a refiliação partidária do Dr. Rodrigo Coelho chega com o propósito de unir forças para atender a população do norte catarinense, além de trazer recursos e melhorias. Krelling recorda que, embora Joinville seja a maior cidade do estado, ela carece de representatividade no cenário político, em especial a região Sul da cidade, com demandas de infraestrutura, saúde e segurança pública.
Carlos Chiodini, deputado federal, ressalta que a meta da legenda é fortalecer a nominata proporcional, objetivos que para alcançar é preciso novos nomes nas cidades catarinenses, dentre as quais se destaca Joinville.

Foto: divulgação
“O Rodrigo é uma liderança consolidada, e sua vinda completa um elo de representatividade na cidade”, recorda Chiodini, e continua “daqui sairam dois governadores: Pedro Ivo e Luiz Henrique, vários senadores, deputados federais e estaduais, além da maior bancada vereadores do MDB”, conclui.