Os vereadores também aprovaram nesta terça-feira (16), em primeira votação, o projeto de lei que revisa o Plano Diretor de Jaraguá do Sul. O projeto contém as macro diretrizes que orientarão o crescimento organizado do Município pelos próximos anos.

O projeto foi aprovado com nove votos. O vereador Ademar Winter (PSDB) se retirou do plenário no momento da votação do projeto e retornou em seguida. Na tribuna, Winter se manifestou contra a possibilidade que o novo Plano Diretor traz de instalação de algumas empresas nas proximidades do rio Garibaldi.

O líder de governo na Casa, Pedro Garcia (MDB) e o vereador Celestino Klinkoski (PP) destacaram que as novas tecnologias permitem o tratamento dos efluentes das empresas.

Além disso, Klinkoski reforça que somente serão permitidas empresas com baixo grau de potencial poluidor, e o próprio órgão ambiental fará a análise e permitirá a instalação ou não autorizará.

Os vereadores que defendem o projeto criticam o atual plano diretor por entender que engessam o desenvolvimento econômico da cidade e destacam a necessidade das demais legislações, como a lei de zoneamento, para discutir a situação de instalações de empresas com mais detalhes.

Quer receber as notícias no WhatsApp?