Relatório final da CPI do Samae aponta falhas, mas não comprova corrupção – assista sessão

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul

Por: Pedro Leal

14/09/2023 - 10:09 - Atualizada em: 14/09/2023 - 10:53

Depois de quase um ano de investigações, chegou ao fim a CPI do Samae com a leitura do relatório final da comissão. O documento aponta diferentes responsabilidades sobre supostas falhas de procedimentos e também sugestões de melhorias, sobretudo, para aumentar a capacidade de fiscalização do órgão aos serviços contratados.

Com 90% de esgoto tratado, Jaraguá do Sul tem uma das melhores marcas de saneamento do país. Mas, no último ano, com o Samae sendo alvo da oposição ao governo municipal, o desgaste afetou a autarquia.
Na leitura do relatório final, o vereador Jonathan Reinke afirmou que as investigações provaram que erros procedimentais causaram prejuízos aos cofres públicos, mas ressaltou que não há ações diretas apontando a responsabilidade do presidente, na época, Ademir Izidoro, que, por isso, não foi indiciado pela CPI.

Um dos principais problemas apontados no relatório final envolve falha de fiscalização dos serviços prestados pela empresa Odeli Vargas, que executava serviços de colocação de paver e paralelepípedos. Na época dos fatos, uma investigação interna foi aberta pelo presidente Ademir Izidoro. O resultado foi a suspensão do contrato com a empresa e o afastamento dos fiscais.

Segundo Ademir Izidoro, a CPI foi usada pela oposição como instrumento político.

“Eu dirigi o Samae por nove anos. Nesse período, avançamos demais na questão do saneamento, modernizamos todos os processos. O Samae é uma das poucas autarquias do Brasil que atua nas quatro vertentes do saneamento: tratamento de água, esgoto, gestão do lixo e drenagem pluvial. Além disso, alcançamos a meta do marco do saneamento 11 anos antes do previsto. Eu tenho orgulho do trabalho feito por essa equipe”. Izidoro afirma ainda que durante sua gestão, ordenou a abertura de mais de 350 sindicâncias, ou processos administrativos. “Nunca me omiti. Sempre que uma suspeita ou ocorrência acontecia, as providências eram tomada

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).