Com o agravamento da pandemia do coronavírus em todo o estado, os municípios da região de Jaraguá do Sul também adotaram as novas medidas restritivas, seguindo as orientações e portarias estaduais.

Assim como Jaraguá do Sul, os municípios de Corupá, Guaramirim, Schroeder e Massaranduba têm publicado nesta semana novos decretos, acompanhando a mudança na classificação de risco da região Nordeste no mapa estadual de monitoramento do coronavírus.

A região retornou ao nível gravíssimo, com piora nos índices de transmissibilidade e capacidade de atenção. Em Schroeder, os casos somam 641 confirmados desde o início da pandemia e 569 recuperados.

"Assim como toda região, estamos passando por um período de aumento nos casos, com uma média de 16 novos casos por dia", informa o secretário de Saúde Elmer Quadros.

Conforme o novo boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Saúde do município nesta terça-feira (24), as mulheres são a maioria dos pacientes com Covid-19, com 53% do total de casos.

Já a faixa etária com maior incidência é de 30 a 39 anos, que corresponde a cerca de 26% do total. Os dados têm como referência o período de 6 a 22 de novembro, quando foram 118 diagnósticos positivos para o coronavírus.

Guaramirim

Em Guaramirim, o município soma 2.580 casos positivos até a última quinta-feira (26). Deste total, 2.430 estão recuperados. Foram registrados nas últimas 24 horas antecedentes 54 novos casos, todos em isolamento domiciliar.

Entre as novas medidas adotadas no município para contenção do vírus estão a proibição da utilização de parques e praças ao ar livre, suspensão de eventos sociais, fechamento de bibliotecas públicas e suspensão de atividades esportivas recreativas, como jogos de futebol, voleibol, entre outros.

As praças municipais, ginásios de esportes e parques também estão sendo fechados e a Vigilância Sanitária fará a orientação sobre os funcionamentos para demais setores como restaurantes, igrejas e etc.

O prefeito Luís Chiodini informa que o município já está tomando todas as medidas para se adequar à nova matriz de risco e reforça o pedido para que a população faça a sua parte no combate à doença.

“Hoje temos cinco pessoas de Guaramirim internadas na UTI, sendo que uma delas está em Videira. Os números estão aumentando e as UTIs da nossa região estão lotadas. Preciso que nos unamos mais uma vez e de forma mais firme ainda para combatermos a Covid-19”, enfatiza.

Corupá

Em Corupá, os casos de Coronavírus aumentaram neste mês de novembro. Até o último boletim epidemiológico do município, de terça-feira (24), são 445 confirmados desde o início da pandemia, sendo 34 ativos no momento.

De 1º a 24 de novembro, foram identificados 68 novos casos. Em outubro, durante os 31 dias, foram registrados 35, conforme dados da Secretaria de Saúde de Corupá.

“Vamos aumentar as fiscalizações nos estabelecimentos em Corupá e também pedimos a colaboração dos moradores. Evitem aglomerações. Peçam aos mais jovens não participarem de festas neste momento e orientem os idosos a ficar em casa. E o mais importante: não saia de casa sem máscara”, pede o secretário de Saúde de Corupá, Michael Marques.

Massaranduba

No município, os casos de coronavírus totalizaram 894 desde o começo da pandemia. Destes, 810 estão recuperados. Os dados são da última quarta-feira (25).

Um novo decreto adotando as medidas de restrição foi publicado, que entrou em vigor nesta quinta-feira (26).

De acordo com o documento, fica limitado o acesso de clientes a lanchonetes, bares, sorveterias, padarias e estabelecimentos similares das 6h até às 21h, com encerramento do atendimento presencial até às 22h, todos os dias.

O serviço de delivery ou retirada no balcão é permitido até às 24h. Apresentações musicais são permitidas para cantores individuais ou duplas e em som ambiente, desde que não caracterize evento ou gere aglomerações.

Fica vedada a abordagem ou intervenção com pessoas, por qualquer meio (panfletagem, pesquisas ou apresentações artísticas) em espaços públicos.

Confira algumas regras para regiões em nível gravíssimo:

  • Templos religiosos: Lotação máxima de 30%
  • Hospedagem: Lotação máxima de 30%
  • Casas noturnas, pubs, casas de shows e afins: Proibida a abertura
  • Academias de ginástica, dança, natação e afins: Lotação Máxima de 30%
  • Eventos sociais, abertura de museus e feiras: proibido
  • Competições esportivas: proibidas
  • Prova de roupas: autorizada, desde que seguindo todos os cuidados como uso de máscara, controle de acesso aos provadores e distanciamento de 1,5 metro.
  • O uso de máscara, higienização frequente e distanciamento social seguem sendo medidas essenciais e efetivas para evitar a proliferação da covid.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul