Reforma Administrativa é aprovada na Assembleia Legislativa

Reforma foi aprovada com os 35 votos dos deputados presentes | Foto Rodolfo Espínola/Agência AL

Por: Ewaldo Willerding Neto

23/05/2019 - 07:05 - Atualizada em: 23/05/2019 - 07:38

O Projeto de Lei Complementar (PLC) 8/2019 que trata da Reforma Administrativa do Poder Executivo foi aprovada na sessão desta quarta-feira (22) na Assembleia Legislativa pelos 35 votos dos deputados presentes. Só não foi unanimidade porque o presidente Julio Garcia (PSD) não vota e outros quatro deputados não estavam na sessão. A matéria segue para a sanção do governador Carlos Moisés da Silva (PSL).

A sessão que discutiu e votou a reforma durou mais de duas horas. Ao todo 17 deputados ocuparam a tribuna para se manifestar sobre o projeto, que tramitou na Assembleia em regime de urgência. Nos discursos, os parlamentares reconheceram que o governo tem a prerrogativa de formatar o modelo de gestão que quer imprimir ao Estado.

Destacaram também a participação do Legislativo na melhoria do texto encaminhado pelo Executivo e enalteceram a disposição do governo em dialogar com o Parlamento na elaboração da emenda substitutiva global que manteve a estrutura proposta pelo PLC 8/2019, com a incorporação de parte das emendas apresentadas pelos deputados.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Julio Garcia (PSD), a votação da reforma foi um dia histórico. Para ele, o comportamento do governo e dos deputados nas discussões sobre o projeto serve de exemplo para o restante do país.

“Quando comparamos o que Santa Catarina fez hoje com o que ocorre no Congresso, vemos uma diferença abissal. Há uma relação harmoniosa entre os poderes, com respeito à independência de cada um. Houve uma negociação madura, republicana, com o objetivo de se fazer não o que era melhor para o governo ou para o Parlamento, mas para Santa Catarina”, afirmou o presidente, após a aprovação do PLC 8/2019.

Julio Garcia destacou que os 40 deputados participaram ativamente das discussões sobre a reforma. Disse, ainda, que a Assembleia se organizou para poder entregar a reforma administrativa ao governo dentro do prazo previsto. “As mudanças feitas foram fruto de entendimento com o governo. Nada foi imposto. Certamente, o projeto vai ser sancionado sem vetos.”

Para o presidente Julio Garcia (PSD), a votação da reforma foi um dia histórico | Foto Rodolfo Espínola/Agência AL

Para o presidente da Casa, a partir de agora o governo Moisés tem todas as condições de colocar em práticas seu projeto de governo.

“O Governo tem a Reforma que queria, não há o que reclamar. Eu acho que a partir de agora começa o governo”, definiu Julio Garcia (PSD).

 

* Com informações da Agência AL

Quer receber as notícias no WhatsApp?