O presidente do Equador, Daniel Noboa, teve aprovação de cerca de 70% dos eleitores para uma série de medidas de segurança pública voltadas a combater o aumento acentuado da criminalidade. Uma contagem preliminar de votos foi feita pelo Conselho Eleitoral Nacional nesse domingo (21), apontando entre 60% e 73% dos votos a favor do pacote de medidas.
As informações são da agência Reuters.
Entre as medidas estão patrulhas policiais-militares conjuntas, extradição de criminosos procurados e sentenças mais longas para terrorismo e assassinato.
Durante a votação, incidentes de violência marcaram o país, incluindo a morte de um diretor de prisão na província de Manabí, no oeste do país, e um possível motim em uma prisão na província de Los Rios.
Em janeiro, a violência no Equador chamou a atenção do mundo quando homens armados invadiram uma transmissão de televisão ao vivo e muitos funcionários de prisão foram tomados como reféns em todo o país.
O Conselho Eleitoral do Equador disse que a votação foi pacífica e que, embora a instalação de alguns locais de votação tenha sido prejudicada pelas fortes chuvas, os problemas foram amplamente superados.