Com 6.079 votos, Rodrigo Livramento (Novo) tornou-se o vereador mais votado da história de Jaraguá do Sul. Aos 29 anos, este será o segundo mandato do jovem nascido em Florianópolis, mas que vive em solo jaraguaense desde a infância.
Graduado em Serviços Jurídicos e pós-graduado em Escola Austríaca, além de ter estudado Criminal Justice (EUA), Livramento defende as bandeiras do liberalismo econômico, com mais foco na livre iniciativa e menos intromissão do governo na vida das pessoas.
“Jaraguá é a terra de grandes empreendedores, moramos em uma das melhores cidades do Brasil. Aqui carregamos os valores do trabalho, da liberdade econômica, da honestidade e queremos um governo que não nos atrapalhe”, diz o vereador.
Livramento, que é empreendedor da área gastronômica e, também, de recuperação tributária, já havia conseguido uma votação expressiva em sua primeira eleição, aos 25 anos, em 2020. Na ocasião, ele obteve 3.021 votos e foi o segundo mais votado na cidade.
Agora, com o dobro de votos e tornando-se o recordista da história de Jaraguá do Sul, ele acredita a resposta das urnas mostrou que seu posicionamento está alinhado com a visão do povo jaraguaense.
“Fizemos um mandato recorde. Maior mandato na história em fiscalização, muitos projetos aprovados sobre transparência, contra corrupção e muita economia de dinheiro público“, ressalta.
O parlamentar afirma que a sensação de ter sido o mais votado da história é “incrível”, mas também traz uma “responsabilidade grande”.
“Muitos diziam ser impossível dar resultados efetivos, ter projetos aprovados sem ‘jogar o jogo da politica tradicional’. Nós mostramos que é possível e vale a pena.”, reflete.
Recorde de votação
Antes de Rodrigo Livramento virar o vereador mais votado da história de Jaraguá do Sul, o recorde pertencia a Jair Pedri, que conquistara 4.187 votos nas eleições de 2012.
Curiosamente, além de Livramento, outro vereador também ultrapassou a marca de Pedri em 2024: Luís Fernando Almeida (4.717 votos). Já Jonathan Reinke chegou muito perto e obteve 4.140 votos.
De todo modo, Jair Pedri, ex-recordista, também foi eleito para uma vaga na Câmara Municipal. O candidato do PSD recebeu 3.059 votos e vai para o seu terceiro mandato como vereador.
Vereadores eleitos em Jaraguá do Sul
Rodrigo Livramento (Novo): 6.079 votos
Almeida (MDB): 4.717 votos
Jonathan Reinke (União): 4.140 votos
Delegado Mioto (União): 3.784 votos
Professora Natália (MDB): 3.693 votos
Osmair Gadotti (MDB): 3.336 votos
Jair Pedri (PSD): 3.059 votos
Sirley Schappo (Novo): 2.295 votos
Professor Fernando Alflen (PL): 2.144 votos
Charles Salvador (PSDB): 2.114 votos
Israel Cani (PL): 2.082