Em Santa Catarina, apenas três cidades podem ter segundo turno nas eleições municipais. Isso ocorre porque, de acordo com a legislação eleitoral brasileira, municípios com mais de 200 mil eleitores são os únicos que podem realizar uma segunda rodada de votação, caso nenhum candidato obtenha mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno.
Além de Joinville, maior cidade catarinense, somente Florianópolis e Blumenau atendem a esse requisito.
Florianópolis, com sua posição de destaque como centro administrativo e econômico, concentra uma grande população e, consequentemente, um elevado número de eleitores registrados.
Joinville, a maior cidade do estado em população, é outro município com mais de 200 mil eleitores. A Cidade dos Príncipes é um importante polo industrial e econômico do sul do Brasil, o que reflete em sua significativa base eleitoral. Nas eleições passadas, a cidade já vivenciou disputas acirradas que levaram à necessidade de um segundo turno para definir o vencedor.
Blumenau, conhecida por sua forte tradição cultural e desenvolvimento econômico, é a terceira cidade catarinense com a possibilidade de segundo turno. A cidade também ultrapassa a marca de 200 mil eleitores, o que abre a possibilidade de uma segunda rodada caso nenhum candidato alcance a maioria absoluta dos votos no primeiro turno.