PT registra candidatura de Lula à presidência da República

Marcha Nacional Lula Livre a caminho de Brasília para defender a candidatura de Lula à presidência da República | Foto Alessandro Dantas/Fotos Públicas

Por: Elissandro Sutil

15/08/2018 - 17:08 - Atualizada em: 15/08/2018 - 17:58

O PT registrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República nas eleições de outubro. O vice da chapa é o ex-ministro Fernando Haddad.

A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, o ex-prefeito Fernando Haddad, a deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB), e outras lideranças do PT e de partidos aliados chegaram na tarde desta quarta-feira (15) ao prédio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o registro da candidatura de Lula.

As lideranças políticas estavam em um trio elétrico, montado próximo ao TSE, onde manifestantes estão concentrados numa mobilização em prol da candidatura de Lula, e foram caminhando até a entrada o tribunal.

Registro será julgado

Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba desde 7 de abril em função da condenação a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro na ação penal do caso do triplex do Guarujá (SP).

Em tese, o ex-presidente estaria enquadrado no artigo da Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados por órgãos colegiados, como é caso de Lula.

No entanto, o pedido de registro e a possível inelegibilidade precisam ser analisados pelo TSE. O pedido funciona como o primeiro passo para que a Justiça Eleitoral analise o caso.

Quer receber as notícias no WhatsApp?

*Com informações de Agência Brasil e Estadão Conteúdo.