PRTB de Jaraguá do Sul pede expulsão de Ivo Konell do partido por “má fé e abuso do poder”

Foto Áurea Arendartchuk/OCP News

Por: Elissandro Sutil

04/01/2021 - 17:01 - Atualizada em: 04/01/2021 - 17:30

O presidente da comissão provisória do PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) de Jaraguá do Sul, Jaison Elert, pediu a expulsão do ex-prefeito Ivo Konell do partido ao diretório estadual da legenda.

No requerimento em que faz o pedido, o presidente diz que o motivo teria sido a omissão por parte de Konell de que sua candidatura a prefeito do município em 2020 poderia ser impugnada pela Justiça Eleitoral.

Konell teve a candidatura impedida por ser condenado pela Lei da Ficha Limpa, em virtude de processo de improbidade administrativa do período em que foi secretário de Administração da Prefeitura de Jaraguá do Sul, entre 2008 a 2012.

Elert ainda cita no requerimento que a decisão da impugnação foi dada no dia 11 de novembro, e que logo em seguida, no dia 13, Konell teria decidido abandonar o pleito sem tentar um recurso contra o acórdão, “abandonando o partido e os candidatos à proporcional, o que acarretou dano irreparável na votação do dia 15 de novembro, refletindo diretamente nos candidatos a vereador”, diz o presidente, no documento.

“Por esses e outros motivos mais aos quais o partido fez juízo, o Sr. Ivo Konell não faz mais parte do PRTB de Jaraguá”, declarou Elert, em comunicado à imprensa.

Leia a nota na íntegra:

O PRTB de Jaraguá do Sul, vem informar a comunidade Jaraguaense através da imprensa e meios de comunicação, o desfiliamento do Sr. Ivo Konell, isso se deve devido ao estatuto do partido do vice presidente da república General Mourão o PRTB Nacional ao qual não permite filiados com a fixa suja, contando com este fato, a executiva municipal e estadual tomaram as devidas atitudes visando sempre pela integridade, honestidade e a verdade, desta forma o mesmo foi desfiliado do PRTB.

 

Ainda durante o processo eleitoral o candidato então pela sigla infringiu várias outras normas estatutárias, anexado junto a este comunicado.

 

O filiado omitiu processos durante a campanha, usou de má fé e abuso do poder, não informando a comissão partidária sobre o andamento da campanha, anexando pessoas de seu interesse sem o aval da presidência, não informou sobre acertos compromissos financeiros, tratados de coligação e outros desmandos.

 

O filiado e candidato a prefeito simplesmente abandonou todos os membros partidários e simpatizantes, sem se quer dar qualquer tipo de satisfação durante a campanha eleitoral.

 

Por esses e outros motivos mais ao qual o partido fez juízo, o Sr. Ivo Konell não faz mais parte do PRTB de Jaraguá.

 

Atenciosamente presidente do PRTB de Jaraguá Jaison Elert, presidência Estadual e comissão organizadora do PRTB de Jaraguá e seus filiados.

Posicionamento de Konell

À coluna, Konell disse que ainda não estava sabendo da situação, já que retornou à cidade na noite deste domingo (3), mas que não vê problemas no partido solicitar sua saída.

“A causa é essa aí né, se ele [Jaison] tem no estatuto do partido isso, ele pode mandar fazer e pronto, não vou me preocupar com isso”, afirmou o ex-prefeito, sobre o pedido de expulsão ter sido baseado na sua inelegibilidade.

O ex-prefeito afirmou também que vai decidir se deve se filiar a outro partido ou não.

A filha de Konell, Fedra Konell de Alcântara da Silva, que já disputou como candidata à deputada estadual em 2018, também é filiada ao PRTB, mas deve deixar o partido devido ao ocorrido.

 

Telegram Jaraguá do Sul