Projeto que institui programa de parcerias público-privada é aprovado em Jaraguá

Foto Divulgação/OCP

Por: Elissandro Sutil

08/11/2017 - 16:11 - Atualizada em: 08/11/2017 - 23:39

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram na sessão desta terça-feira (7) projeto de lei da Prefeitura que institui no município o programa de parcerias público-privadas. A proposta foi aprovada com sete votos, já que Ademar Winter, Arlindo Rincos e Ronaldo de Souza se abstiveram de votar. Antes da votação, Rincos chegou a pedir que a mesa diretora retirasse o projeto da pauta por considerar que se trata de uma matéria complexa e que deveria ser discutida em um amplo debate, como uma audiência pública com a população. “Eu não sei se vocês leram esse projeto ou não, eu já li três vezes e estou com muitas dúvidas”, afirmou.

O presidente da Câmara, Pedro Garcia, informou que não poderia retirar o projeto da pauta, mas comunicou que Rincos tem o direito de pedir vistas, para esclarecer as dúvidas. O pessedista optou por não fazer o pedido, mas solicitou a realização de uma audiência pública “o mais rápido possível” antes da segunda votação. “É um projeto que não se olha dois minutos aqui na mesa quando a sessão está rolando, isso se começa lá dentro dos gabinetes”, declarou Rincos, na tribuna.

Em resposta, Marcelindo Grunner (PTB) observou que o projeto está há mais de 30 dias na Casa, período em que a proposta poderia ter sido estudado pelo parlamentar. “É uma vergonha falar que não teve tempo para tirar as dúvidas”, afirmou o líder de governo. O projeto (nº 190/2017) foi proposto pelo Executivo como uma alternativa para realização de investimentos públicos de maior volume financeiro na cidade, já que o Município não dispõe de recursos para investimentos em razão da crise.

Conforme a Secretaria de Administração, o projeto vai permitir que a Prefeitura realize os estudos para a celebração das parcerias, destacando que todo o processo passa por trâmites legais, como edital de chamamento público de empresas interessadas, audiências públicas, avaliação de equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, entre outros. Com a aprovação do projeto, o governo pode iniciar o levantamento das prioridades, como por exemplo, para o serviço de pavimentação asfáltica.

De acordo com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, do governo federal, na concessão comum a empresa privada é remunerada exclusivamente a partir das tarifas cobradas aos usuários, enquanto que nas PPPs há pagamento de contraprestação pela administração pública, podendo haver a cobrança de tarifa do usuário ou não.

—–

LEIA MAIS:

Vereadores de Jaraguá aprovam cobrança de taxa sobre iluminação pública para terrenos baldios

—–

Leilão de imóveis aprovado por vereadores

Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram em primeiro turno na sessão de terça-feira (7) o segundo projeto de lei enviado pela Prefeitura neste ano para a alienação de terrenos sem utilidade para o município. Os oito imóveis desta segunda leva, com metragens entre 30 a 2.000 metros quadrados, estão avaliados em cerca de R$ 700 mil. Já o primeiro leilão de terrenos, cuja expectativa é de arrecadar cerca de R$ 1,5 milhão, ainda depende de esclarecimentos de dúvidas levantadas pelo Ministério Público.