Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Projeto prevê prisão temporária em investigação de fraude eletrônica – entenda

Foto: Pixabay

Por: Pedro Leal

04/07/2025 - 14:07 - Atualizada em: 04/07/2025 - 14:09

Em casos de fraude eletrônica ou de furto cometido por meio eletrônico, a investigação poderá determinar a prisão temporária dos suspeitos — situação hoje não permitida pela lei. É o que estabelece o projeto (PL 2854/2025) apresentado no Senado em 12 de junho.

Suspeito de invadir sistema de pagamentos do Banco Central é preso

Medida cautelar usada para deter um suspeito por período determinado, com o objetivo de garantir a investigação policial e a segurança da sociedade, a prisão temporária é regulada pela Lei 7.960, de 1989. O senador Marcos do Val (Podemos-ES), ao propor a mudança da norma, ressalta que a lista de crimes que admitem prisão temporária é taxativa.

Decretos do governo e do Congresso sobre IOF são suspensos por Moraes

“Somente os crimes ali elencados admitem a decretação dessa modalidade de prisão provisória, ainda quando imprescindível para as investigações do inquérito policial. Não há a previsão desse importante instrumento para os casos de furto e estelionato cometidos eletronicamente, via internet, embora esses sejam crimes cometidos com cada vez mais frequência.”

O projeto aguarda distribuição para as comissões temáticas.

Da Agência Senado

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).