O Projeto do Executivo (PE) Nº 21/2021, que trata sobre o Protocolo de Intenções firmado entre Municípios brasileiros, com a finalidade de adquirir vacinas para combate à pandemia do coronavírus, medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde, foi aprovado na sessão desta segunda-feira (15).

O vereador Nícola Martins (PSDB), líder do Governo na Câmara, pediu a inclusão de pauta para acelerar o processo, segundo o parlamentar.

“Estamos passando por um momento delicado da pandemia na região. O Executivo Municipal tem trabalhado muito e não está medindo esforços para auxiliar e dar o máximo suporte ao cidadão criciumense. Essa aprovação, sem dúvida alguma, dará celeridade ao procedimento”, pontuou.

Após ratificação, o Protocolo de Intenções se converterá em contrato de Consórcio Público, que terá a personalidade jurídica de direito público, com natureza autárquica. A aprovação autoriza ainda a abertura de dotação orçamentária própria para fins de cumprimento do art. 8º da Lei Federal 11.107/2005, podendo ser suplementadas, em caso de necessidade.

Cinco Projetos do Executivo de correção de zoneamento são aprovados

A Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou cinco Projetos de Lei Complementar do Executivo (PLC-EXE) na sessão desta segunda-feira (15). As pautas trataram de correções de zoneamento em áreas do município, como nos bairros Linha Batista, Morro Cechinel e Dagostim.

Os projetos podem ser acessados por meio do link: bit.ly/2Np5EP4

Vereador faz uma série de questionamentos à Prefeitura

Durante a sessão desta segunda-feira (15) o vereador Manoel Rozeng (DEM) apresentou diversos requerimentos questionando o Poder Executivo sobre melhorias para a cidade. Num deles, o vereador pergunta quando será realizada a limpeza e desobstrução da rede de esgoto nas ruas 525, 523 e Dorival Dorino Alano, Bairro Floresta II.

O prazo para realização de limpeza e revitalização das bocas de lobo localizadas na Praça Maria Rodrigues, defronte à Assembleia de Deus, também foi questionado. O vereador também perguntou quando será realizada a limpeza das canaletas e a fixação das grades nela existentes, no acesso do Túnel do Terminal Central, no final da Rua Desembargador Pedro Silva.

Melhores condições para as vias do município também estiveram entre os questionamentos do vereador, que perguntou ao Município quando será realizado o asfaltamento da Rua Domênico Sônego entre a Avenida Centenário e a Rua Henrique Lage, bairro Santa Bárbara.

O prazo para realização da correção da pavimentação asfáltica, já existente, na Rua Santarém, localizada no bairro Operária Nova, bem como a pavimentação asfáltica no trecho entre o cruzamento da respectiva via com a Martins Afonso de Souza até o cruzamento com a Ferdinando Martignago, também foi questionado.

Por fim, o vereador também questionou a Prefeitura sobre quando será realizada a pavimentação asfáltica e a restauração das luminárias da Rua 525, bairro Floresta II.

Término de pavimentação asfáltica é cobrado

O vereador Obadias Benones (AVANTE) questionou o Prefeito Municipal sobre a existência de projeto elaborado para o término da pavimentação asfáltica da Rua Maria Salete de Oliveira, bairro Cristo Redentor. O vereador ainda questiona, se a resposta for positiva, se será construído algum trevo ou rotatória para melhor fluidez do trânsito e segurança dos pedestres no início da via, localizada na entrada do bairro Cristo Redentor. O prazo estipulado para o início dos serviços, também foi questionado.

Em outro requerimento endereçado ao Executivo, Obadias questiona se existe estudo ou projeto de limpeza da vegetação, entulhos e galhos no rio que corta o bairro Vila Rica, mais especificamente no trecho que cruza a Rua Cecília Espíndola. Se a resposta for positiva, qual data prevista para execução do serviço, e também se existe estudo para a instalação de parapeito em um dos lados da rua Cecília Espíndola, haja vista que no local os pedestres ficam vulneráveis ao perigo enquanto transitam pela ponte sobre o Rio que corta a comunidade.

Revitalização de pintura em faixas de pedestres é solicitada

A possibilidade de repintura das faixas de pedestres e demais sinalizações em toda extensão da Avenida dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina, foi questionada pelo vereador Miguel Pierini (PP).

Vereadora pede por energia fotovoltaica em escolas e CEIMs

A vereadora Roseli De Lucca Pizzolo (PSDB) questionou o Município se existe possibilidade de implantação de energia fotovoltaica em escolas e Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs). Além disso, a parlamentar pergunta se há estudo para a implantação de energia renovável (energia solar, para atender às demandas energéticas da rede municipal de ensino.

Andamento do Projeto “Jogue limpo com a cidade” é questionado

O vereador Paulo Ferrarezi (MDB) questionou o Município sobre a coleta no Projeto “Jogue limpo com a cidade”. Paulo pergunta em quais bairros há pontos de pesagem do lixo reciclado dos contribuintes. Caso ainda não esteja acontecendo, o vereador questiona se seria possível a ampliação do número de bairros contemplados pela Coleta Seletiva, para que o caminhão faça o recolhimento.

Melhorias em quadra de futsal no Paraíso é solicitada

A possibilidade de realizar a revitalização e cercar com tela, a quadra de futsal localizada na Rua Silvino Rovaris, esquina com a Rua Egidio Jose Maciel, bairro Paraíso, foi solicitada pelo vereador Antônio Giuliani (PDT), o Toninho da Saúde. O parlamentar ainda questiona que, caso positivo, qual a data para o início das obras.