Câmara de Vereadores pode proibir uso de canudos e copos de plástico no comércio de Joinville

Comissão de Economia aprovou uma das propostas nesta segunda-feira (25) | Foto Mauro Arthur Schlieck/Câmara de Vereadores de Joinville

Por: OCP News Jaraguá do Sul

26/02/2019 - 07:02

A Comissão de Economia aprovou nesta segunda-feira (25) o projeto que obriga a restaurantes, lanchonetes, bares, barracas de rua e food trucks em Joinville o fornecimento apenas de canudos de material biodegradável ou reciclável para o consumo das bebidas (PLC 37/2018).

De autoria do vereador Fábio Dalonso (PSD), o projeto vai incluir, caso aprovado pelo Plenário e sancionado pelo prefeito Udo Döhler, esta condição na Lei Complementar nº 7/1993, que estabelece normas de proteção e conservação da saúde no município.

Em sua justificativa, Dalonso cita os benefícios ao meio ambiente, especialmente a proteção de espécies marinhas que confundem os canudos plásticos com alimento.

Como já havia passado nas comissões de Legislação, Urbanismo e Saúde, o projeto já está pronto para ser votado em Plenário.

Copos de plástico

Outro projeto com intuito de diminuir o consumo de plástico está em tramitação na Câmara de Joinville. O Projeto de Lei nº 266/2018, de autoria do vereador Natanael Jordão (PSDB), está em análise na Comissão de Legislação. A proposta é para proibir a utilização de copos de plástico que não sejam biodegradáveis em restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis, trailers e food trucks em Joinville.

Quer receber as notícias no WhatsApp?