Projeto, aprovado por unanimidade, tem objetivo de aproximar os estudantes do Legislativo.     Os vereadores do município de São João do Itaperiú aprovaram por unanimidade projeto de lei de autoria do vereador Anderson Catafesta, que prevê a criação do programa Câmara nas Escolas. O projeto tem o objetivo de aproximar o Legislativo da população, focando em especial na classe estudantil, com orientações sobre projetos, leis e atividades da Câmara. “Possibilitar o acesso aos trabalhos desenvolvidos por vereadores e a discussão sobre os diversos problemas em diferentes setores do município que afetam a população é o que pretendemos. Assim, formaremos cidadãos mais conscientes de seu papel", afirmou. Durante as visitas, serão realizadas palestras educativas fornecendo informações sobre o funcionamento da organização, o papel dos vereadores e as atividades legislativas. Também será apresentado um vídeo institucional e distribuídos fôlderes sobre o Legislativo.
Vereador Anderson Catafesta
Projeto que deve aproximar estudantes do Poder Legislativo foi proposto pelo vereador Anderson Catafesta | Foto Divulgação
  Conforme a proposta, o programa envolverá estudantes de 5º ao 9º ano do ensino fundamental e de 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, enfatizando a importância e a atuação do Poder Legislativo municipal. As aulas serão realizadas nas escolas pelos próprios vereadores, com assessoramento técnico da Câmara, seguindo ordem de convites às escolas. De acordo com o vereador, "diante da conjuntura política atual, as crianças e adolescentes não estão mais conseguindo estabelecer um vínculo de cidadania, tendo um visão distorcida do processo politico ideal. Sendo assim, se faz necessário que a Câmara busque transmitir verdadeiro papel dos vereadores e da organização que representam". O projeto prevê que poderão participar do programa escolas da rede pública municipal e estadual, bem como da rede privada, obedecendo a um cronograma estipulado previamente pela mesa diretora e a direção das respectivas escolas. "A intenção é promover a interação do Poder Legislativo com as escolas, permitindo aos estudantes compreenderem o papel da câmara e dos vereadores, dentro do contexto social, em que vivem. Também contribuir para a formação da cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira", explicou Anderson Catafesta. Em outros municípios da região, como Joinville, o Legislativo tem o projeto Câmara Mirim. Em Jaraguá do Sul, o Câmara.ComVocê.