Professores, diretores, coordenadores, auxiliares de biblioteca e assessores pedagógicos da Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul passam nesta semana e na próxima por treinamento na Católica SC para usar os chromebooks e os aplicativos da Google for Education.

O treinamento está sendo dado por profissionais da Google no Brasil e tem por objetivo deixar os profissionais preparados para usar a ferramenta com os alunos. Esse é o segundo treinamento presencial da Google. O primeiro aconteceu em fevereiro no Grande Teatro da Scar.

A auxiliar de biblioteca Glacemi Loch, da Escola Ribeirão Cavalo, acredita que o uso dos chromebooks vai ajudar na organização das atividades da biblioteca. Ela e as colegas do treinamento criaram um formulário on-line, com o aplicativo Formulários Google, para conhecer melhor os gostos de leitura dos alunos com que convivem todos os dias na escola.

O treinamento acontece durante o período da manhã e da tarde. Nesta quarta-feira (14), com os diretores; e na quinta (15), com os coordenadores.

 

Entrega dos chromebooks nas escolas

Três escolas já receberam os chromebooks (Erich Blosfeld, Atayde Machado e Alberto Bauer), adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá, além dos assessores pedagógicos e diretores de escolas e centros municipais de educação infantil, totalizando 198 chromebooks entregues.

Pouco mais de mil equipamentos ainda serão entregues nos próximos meses nas 27 escolas municipais restantes. A cada entrega, uma equipe da Secretaria de Educação vai até a escola, capacita os profissionais para a utilização dos equipamentos, incluindo o gabinete de recarga dos chromebooks e o roteador de internet. Tudo fica instalado e pronto para o uso.

O diretor de Ensino, Antônio de Souza Júnior, conta que na Escola Erich Blosfeld, na Ilha da Figueira, onde os chromebooks já estão sendo usados, alguns professores comentam que agora sentem-se seguros para apresentar projetos científicos nas feiras de ciências.

“Eles contaram que com a internet funcionando adequadamente e com equipamentos de ponta, os alunos fazem pesquisa muito mais facilmente”, comenta o diretor.

(*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jaraguá do Sul)

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger